Publicação de mais artigos do volume de 2025
Publicação de 7 artigos e uma resenha que fecham o volume de 2025.
Read more about Publicação de mais artigos do volume de 2025Publicação de 7 artigos e uma resenha que fecham o volume de 2025.
Read More Read more about Publicação de mais artigos do volume de 2025Em decorrência do grande número de textos recebidos e em avaliação, a Fórum anuncia que NÃO RECEBERÁ textos até 15 de fevereiro de 2026.
Um abraço a todas as pessoas,
Atilio Butturi Junior
Editor-chefe
Read More Read more about Novas submissões interrompidas | até 15 fev. 2026The Linguistic Forum Journal, published by the Graduate Program in Linguistics at the Federal University of Santa Catarina (UFSC) and available at https://periodicos.ufsc.br/index.php/forum/index, announces a call for articles for a special issue to be published in the first semester of 2027, with the theme Active methodologies and language teaching.
Read More Read more about CALL FOR PAPERS - Active methodologies and language teaching.Dossiê: 100 Foucault: o filósofo, seu pensamento e o discurso
Organizadores: Pedro Navarro, Atilio Butturi Junior, Cleudemar Alves Fernandes e Vanice Sargentini
Edição dupla: Acta Scientiarum & Fórum Linguístico
Read More Read more about Chamada de Artigos | Dossiê 100 Foucault: o filósofo, seu pensamento e o discurso
Publicado o dossiê Biopolítica, Antropoceno e Pós-humanismo-Novas materialidades, organizado por Atilio Butturi Junior, Nathalia Muller Camozzato, Camila de Almeida Lara e José Luís Câmara Leme e que reúne, sob a forma de artigos, alguns dos trabalhos apresentados em mesas redondas e simpósios do III Colóquio Internacional Antropoceno, Biopolítica e Pós-Humano, cuja temática, Novas Materialidades, verticaliza um debate entre a arqueogenealogia foucaultiana, as viradas ontológicas e os novos materialismos. A terceira edição do evento, realizada de forma remota entre 13 e 15 de agosto de 2024, e encabeçada pelo Grupo de Estudos do Campo Discursivo e pelo projeto "É só mais uma crônica", foi uma parceria entre a Universidade Federal de Santa Catarina e a Universidade Nova de Lisboa e teve apoio financeiro da FAPESC e da CAPES. Nele, como a qualidade dos textos aqui presentes o demonstram, foram encaradas as questões postas pelas temporalidades da aceleração e da catástrofe, pelas conjunções disjuntivas entre a linguagem, as tecnologias e as materialidades e pelas práticas de racialização e exceção biopolíticas aí proliferadas. Para problemas dessa escala, um encontro entre heterogêneos campos do saber, como a biologia, a linguística, a química, a literatura, a filosofia e mais.
Read More Read more about Dossiê Antropoceno, Biopolítica, Pós-Humano - Novas MaterialidadesA partir de 2025 a Fórum passa a ter volume único e não mais 4 edições anuais. Em 2025, teremos mais dossiês publicados, além do que acaba de sair, Narratologia e suas interfaces: Saúde e Educação.
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Como é de conhecimento geral, há um movimento de greve na UFSC, de docentes, discentes e TAES. Tendo em vista a importância das reivindicações para a Universidade brasileira, a Fórum só publicará seus números novos (temos dois "no prelo") quando a greve for encerrada.
De todo modo, continuamos a trabalhar com os originais recebidos. Pedimos, como sempre, compreensão sobre eventuais atrasos nos resultados das avaliações.
Um abraço cordial,
Prof. Dr. Atilio Butturi Junior
Editor-chefe
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Translinguagem, multilinguismo decolonial e letramentos indígenas/negros para o progresso educacional no Sul Global
Kleber Aparecido da Silva
Universidade de Brasília/Brasil
Leketi Makalela
Universidade de Witwatersrand/África do Sul
Resumo da Proposta
A interface entre a translinguagem como estratégia de decolonização, os letramentos indígenas e/ou negros e a educação linguística crítica não tem sido explorada de forma convincente visando propiciar uma educação de qualidade e um desenvolvimento sustentável. Como resultado, as práticas ortodoxas baseadas em preconceitos monolíngues e epistêmicos continuam a dominar a sociedade a partir de narrativas presentes na política e nas práticas de micro-gestão em salas de aula de línguas. Há necessidade de um forte empenho na decolonização da educação através do multilinguismo dinâmico como recurso para a aprendizagem e o ensino de línguas nas salas de aula do mundo. Nesta edição especial, convidamos pesquisadores/as, profissionais de ensino; formuladores de políticas linguísticas e professores/as a se engajarem em diálogos inovadores e decolonais que irão interfacear os seguintes eixos/temas: i. Letramentos e línguas/culturas indígenas e/ou negras na educação; ii. Discursos de sala de aula e pedagogias; iii. Translinguagem; iv. Epistemologias e multilinguismo no Sul Global; v. Multilinguismo digital na educação; e vi. Decolonização do ensino das línguas e dos letramentos. Artigos, resenhas e entrevistas podem ser escritas em inglês, português, espanhol, italiano, e francês.
Submissões: 10/12/2023 a 10/03/2024.
Publicação: 2º semestre de 2024.
Read More Read more about SUBMISSÕES PRORROGADAS ATÉ 10 DE MARÇO DE 2024Translanguaging, decolonized multilingualism and indigenous/blacks literacies for educational advancement in the Global South
Kleber Aparecido da Silva
University of Brasilia/Brazil
Leketi Makalela
University of the Witwatersrand/South Africa
Proposal Summary
The interface between translanguaging as a decolonization strategy, indigenous and/or blacks literacies and education has not been cogently explored for quality education provision and sustainable development. As a result orthodox practices grounded in both monolingual and epistemic biases continue to dominate grand narratives in policy and micro-managed classroom practices. There is a need for robust engagement to decolonize education through dynamic multilingualism as a resource for learning and teaching in the majority of the classrooms in the world. In this special issue we invite researchers, practitioners, policy makers and teachers to engage in innovative and ground-breaking dialogues that will cut across the following sub-themes: i. Indigenous and/or Blacks literacies and languages in education; ii. Classroom discourses and pedagogies; iii. Translanguaging; iv. Southern epistemologies and theories of multilingualism; v. Digital multilingualism in education; and vi. Decolonising language and literacy education. Articles, reviews, and interviews can be written in English, Portuguese, Spanish, Italian, and French.
Submissions: from 12/10/2023 to 02/10/2024.
Publication: 2nd semester of 2024.
Número temático – Fórum Linguístico
El translenguaje, el multilingüismo descolonizado y las alfabetizaciones indígenas/negras para el avance educativo en el Sur Global
Kleber Aparecido da Silva
Universidad de Brasilia/Brasil
Leketi Makalela
Universidad de Witwatersrand/Sudáfrica
Resumen de la propuesta
La interfaz entre el translenguaje como estrategia de descolonización, las alfabetizaciones indígenas y/o negras y la educación no ha sido explorada de manera convincente para la provisión de educación de calidad y el desarrollo sostenible. En consecuencia, las prácticas ortodoxas basadas en prejuicios monolingües y epistémicos siguen dominando las grandes narrativas de las políticas y las prácticas microgestionadas en las aulas. Es necesario un compromiso firme para descolonizar la educación a través del multilingüismo dinámico como recurso para el aprendizaje y la enseñanza en la mayoría de las aulas del mundo. En este número especial invitamos a investigadores, profesionales, responsables políticos y profesores a entablar diálogos innovadores y rompedores que abarquen los siguientes subtemas: i. Alfabetización y lenguas indígenas y/o negras en la educación; ii. Discursos y pedagogías en el aula; iii. Translación de lenguas; iv. Epistemologías y teorías del Sur sobre el multilingüismo; v. El multilingüismo digital en la educación; y vi. La descolonización de la lengua y la alfabetización. Los artículos, reseñas y entrevistas pueden redactarse en inglés, portugués, español, italiano y francés.
Presentación: del 10/12/2023 al 10/02/2024.
Publicación: segundo semestre de 2024.
Número temático – Fórum Linguístico
Translinguagem, multilinguismo decolonial e letramentos indígenas/negros para o progresso educacional no Sul Global
Kleber Aparecido da Silva
Universidade de Brasília/Brasil
Leketi Makalela
Universidade de Witwatersrand/África do Sul
Resumo da Proposta
A interface entre a translinguagem como estratégia de decolonização, os letramentos indígenas e/ou negros e a educação linguística crítica não tem sido explorada de forma convincente visando propiciar uma educação de qualidade e um desenvolvimento sustentável. Como resultado, as práticas ortodoxas baseadas em preconceitos monolíngues e epistêmicos continuam a dominar a sociedade a partir de narrativas presentes na política e nas práticas de micro-gestão em salas de aula de línguas. Há necessidade de um forte empenho na decolonização da educação através do multilinguismo dinâmico como recurso para a aprendizagem e o ensino de línguas nas salas de aula do mundo. Nesta edição especial, convidamos pesquisadores/as, profissionais de ensino; formuladores de políticas linguísticas e professores/as a se engajarem em diálogos inovadores e decolonais que irão interfacear os seguintes eixos/temas: i. Letramentos e línguas/culturas indígenas e/ou negras na educação; ii. Discursos de sala de aula e pedagogias; iii. Translinguagem; iv. Epistemologias e multilinguismo no Sul Global; v. Multilinguismo digital na educação; e vi. Decolonização do ensino das línguas e dos letramentos. Artigos, resenhas e entrevistas podem ser escritas em inglês, português, espanhol, italiano, e francês.
Submissões: de 10/12/2023 al 10/02/2024.
Publicação: 2º semestre de 2024.
Read More Read more about CALL FOR PAPERS | Translanguaging, decolonized multilingualism and indigenous/blacks literacies for educational advancement in the Global SouthTranslanguaging, decolonized multilingualism and indigenous/blacks literacies for educational advancement in the Global South
Kleber Aparecido da Silva
University of Brasilia/Brazil
Leketi Makalela
University of the Witwatersrand/South Africa
Proposal Summary
The interface between translanguaging as a decolonization strategy, indigenous and/or blacks literacies and education has not been cogently explored for quality education provision and sustainable development. As a result orthodox practices grounded in both monolingual and epistemic biases continue to dominate grand narratives in policy and micro-managed classroom practices. There is a need for robust engagement to decolonize education through dynamic multilingualism as a resource for learning and teaching in the majority of the classrooms in the world. In this special issue we invite researchers, practitioners, policy makers and teachers to engage in innovative and ground-breaking dialogues that will cut across the following sub-themes: i. Indigenous and/or Blacks literacies and languages in education; ii. Classroom discourses and pedagogies; iii. Translanguaging; iv. Southern epistemologies and theories of multilingualism; v. Digital multilingualism in education; and vi. Decolonising language and literacy education. Articles, reviews, and interviews can be written in English, Portuguese, Spanish, Italian, and French.
Submissions: from 12/10/2023 to 02/10/2024.
Publication: 2nd semester of 2024.
Número temático – Fórum Linguístico
El translenguaje, el multilingüismo descolonizado y las alfabetizaciones indígenas/negras para el avance educativo en el Sur Global
Kleber Aparecido da Silva
Universidad de Brasilia/Brasil
Leketi Makalela
Universidad de Witwatersrand/Sudáfrica
Resumen de la propuesta
La interfaz entre el translenguaje como estrategia de descolonización, las alfabetizaciones indígenas y/o negras y la educación no ha sido explorada de manera convincente para la provisión de educación de calidad y el desarrollo sostenible. En consecuencia, las prácticas ortodoxas basadas en prejuicios monolingües y epistémicos siguen dominando las grandes narrativas de las políticas y las prácticas microgestionadas en las aulas. Es necesario un compromiso firme para descolonizar la educación a través del multilingüismo dinámico como recurso para el aprendizaje y la enseñanza en la mayoría de las aulas del mundo. En este número especial invitamos a investigadores, profesionales, responsables políticos y profesores a entablar diálogos innovadores y rompedores que abarquen los siguientes subtemas: i. Alfabetización y lenguas indígenas y/o negras en la educación; ii. Discursos y pedagogías en el aula; iii. Translación de lenguas; iv. Epistemologías y teorías del Sur sobre el multilingüismo; v. El multilingüismo digital en la educación; y vi. La descolonización de la lengua y la alfabetización. Los artículos, reseñas y entrevistas pueden redactarse en inglés, portugués, español, italiano y francés.
Presentación: del 10/12/2023 al 10/02/2024.
Publicación: segundo semestre de 2024.
Número temático – Fórum Linguístico
Translinguagem, multilinguismo decolonial e letramentos indígenas/negros para o progresso educacional no Sul Global
Kleber Aparecido da Silva
Universidade de Brasília/Brasil
Leketi Makalela
Universidade de Witwatersrand/África do Sul
Resumo da Proposta
A interface entre a translinguagem como estratégia de decolonização, os letramentos indígenas e/ou negros e a educação linguística crítica não tem sido explorada de forma convincente visando propiciar uma educação de qualidade e um desenvolvimento sustentável. Como resultado, as práticas ortodoxas baseadas em preconceitos monolíngues e epistêmicos continuam a dominar a sociedade a partir de narrativas presentes na política e nas práticas de micro-gestão em salas de aula de línguas. Há necessidade de um forte empenho na decolonização da educação através do multilinguismo dinâmico como recurso para a aprendizagem e o ensino de línguas nas salas de aula do mundo. Nesta edição especial, convidamos pesquisadores/as, profissionais de ensino; formuladores de políticas linguísticas e professores/as a se engajarem em diálogos inovadores e decolonais que irão interfacear os seguintes eixos/temas: i. Letramentos e línguas/culturas indígenas e/ou negras na educação; ii. Discursos de sala de aula e pedagogias; iii. Translinguagem; iv. Epistemologias e multilinguismo no Sul Global; v. Multilinguismo digital na educação; e vi. Decolonização do ensino das línguas e dos letramentos. Artigos, resenhas e entrevistas podem ser escritas em inglês, português, espanhol, italiano, e francês.
Submissões: de 10/12/2023 al 10/02/2024.
Publicação: 2º semestre de 2024.
Read More Read more about CALL FOR PAPERSViolence against women in Latin America: access to justice for deaf and hearing women.
Guest editors: Danielle Vanessa Costa Sousa (CAS-MA/IFMA/UFSC) and Ioana Cornea (National Autonomous University of Mexico – UNAM)
This call for papers accepts contributions in the format of articles, book reviews and interviews that discuss the multiple theoretical and applied approaches of Anthropological Linguistics, Applied Linguistics, Sign Language Translation and Interpretation, Legal Translation and Judicial Interpretation in Courts. Proposals that bring forward topics about violence against deaf and hearing women in Latin America, with a special regard to the proposals that present and discuss strategies and coping practices against gender violence. Therefore, submissions that focus on the following subtopics will be received: laws and services of protection and support for women in violence environments that seek for support services and security; statical mappings of women in violent environments in Latin America, as well as the different types of services provided to these women; access of women to justice and the proposed solutions by the involved legal agents.
The authors should consult the submission guidelines in the following link: https://periodicos.ufsc.br/index.php/forum/about/submissions#authorGuidelines
Submissions: Between June 10th 2023 and August 31th 2023.
Publication: n. 2, 2024
In the submission, indicate to the editor that the text is destined to the thematic issue.
It is essential that the guidelines are followed – especially ABNT’s NBRs 10250 and 6023
Read More Read more about CALL FOR PAPERS | Violence against women in Latin America: access to justice for deaf and hearing women.
No dia 28 de setembro, às 19h, faremos uma nova Live.
Desta feita, com a apresentação do Dossiê Obedecer e Insurgir, publicado em setembro na Fórum Linguístico (v.18, n.2, 2022). O dossiê foi organizado pela professora Vanice Sargentini e a live terá a participação de muitxs dxs autorxs que dele participam.
O link: https://www.youtube.com/watch?v=CtHQvOm4aYg
Read More Read more about Live | Apresentação do Dossiê Obedecer e InA Fórum Linguístico passa a fazer lives no Instagram para apresentar seus números!
Dia 4 de agosto, às 18h, acontece a primeira!
Read More Read more about Live da FórumProrrogado o prazo de submissãodo número temático para o segundo semestre de 2022, com o tema Unidades Didáticas para o Ensino de Espanhol a brasileiros.
ENVIO DE ARTIGOS: PRORROGADO ATÉ 31/08/21
Os textos poderão ser escritos em português, espanhol ou inglês.
As instruções para os autores estão disponíveis em:
https://periodicos.ufsc.br/index.php/forum/about/submissions#authorGuidelines
Submissões serão feitas em:
https://periodicos.ufsc.br/index.php/forum/about/submissions#onlineSubmissions
Prof. Dr. Glauber Lima Moreira (UFDPar/UFPI)
Profa. Dra. Gretel Eres Fernández (USP)
Prof. Dr. Valdecy de Oliveira Pontes (UFC)
(Organizadores)
Read More Read more about CALL FOR PAPERS | EXTENDED TERMA Fórum Linguístico agora está no Instagram: https://www.instagram.com/forumlinguistico/
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CHAMADA DE ARTIGOS
NÚMERO TEMÁTICO
Fórum Linguístico, v.18, n.4, 2021
Línguas e multilinguismo em tempos de pandemia: acesso, justiça social, tradução, vulnerabilidade e construção de políticas linguísticas do cuidado
CALL FOR PAPERS
SPECIAL ISSUE
Fórum Linguístico, Brazil, v.18, n.4, 2021
LANGUAGES AND MULTILINGUISM IN PANDEMIC TIMES
Read More Read more about Chamada | Call for papers | Línguas e multilinguismo em tempos de pandemiaFórum Linguístico, ISSNe 1984-8412, Florianópolis (Santa Catarina), Brasil.
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