Sobre a Revista

Foco e Escopo

Fórum Linguístico é uma revista publicada pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal de Santa Catarina desde 1998. Com periodicidade trimestral, a revista veicula pesquisas e debates relativos a todos os campos da linguística teórica e da linguística aplicada. Tem por objetivo a divulgação de trabalhos inéditos, de caráter teórico ou aplicado, na área da linguagem e de seu ensino. Publica contribuições de colaboradores do Brasil e do exterior que estejam escritos em português, espanhol, inglês e francês.

 

A Fórum Linguístico recebe submissão de artigos em sistema de fluxo contínuo. Não são cobradas taxas para a submissão.

Processo de Avaliação pelos Pares

A revista Fórum Linguístico conta com um Conselho Editorial de notório saber na área da Linguística Teórica e Linguística Aplicada. Os originais recebidos, que devem se enquadrar na linha editorial e na política de seções da revista, serão selecionados e avaliados pela por um parecerista, quanto à forma, e, quanto ao mérito, por dois pareceristas do Conselho Editorial ou consultores ad hoc, dentro de suas especialidades. Os originais que não se enquadrarem na linha editorial e na política de seções, bem como nas normas de apresentação dos originais, serão imediatamente rejeitados pelo primeiro avaliador (avaliação cega de aspectos formais). No processo de avaliação de mérito (também avaliação cega), os trabalhos poderão ser aceitos na íntegra, sem restrições; aceitos na íntegra, com algumas restrições; e rejeitados. No caso de um parecer favorável e outro não – e que sejam claramente discordantes – , o trabalho será enviado a um terceiro parecerista. Havendo pareceres favoráveis, mas que apontem problemas sérios no artigo, os editores da revista se reservam o direito de rejeitá-lo sem consultar outros pareceristas. Quando houver necessidade de alterações referentes a aspectos gramaticais, ortográficos, de textualização e de norma-padrão, com vistas à manutenção da qualidade da publicação, a Comissão Editorial dar-se-á o direito de fazer as modificações necessárias, respeitando o estilo do autor. Nos demais casos, o autor reformulará o texto conforme o que for solicitado pelo Conselho Editorial. Fórum Linguístico não se responsabiliza ou endossa as opiniões emitidas nos textos publicados, salientando que as opiniões neles contidas são de responsabilidade de seus autores.

Periodicidade

Trimestral.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato a seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Indicadores da Revista Fórum Linguístico

Classificação Qualis CAPES 2022 (atual): A2

Classificação Qualis CAPES 2019 (atual): A2

 

 

Histórico de classificações:

B1 Letras/Linguística (2013-2016)

B2 Educação (2013-2016)

B2 Interdisciplinar (2013-2016)

A2  Letras / Linguística (2013-2014)

 

Estatísticas da Revista Fórum Linguístico

Awstats - julho 2008 - junho 2017

 

Fontes de Apoio

  • PROEX-CAPES

Histórico do periódico

Até 2007, Fórum Linguístico era uma revista impressa. A partir de 2008, a revista passou a circular no formato online.

Desde janeiro de 2012, o periódico está indexado na EBSCO e, atualmente, está presente na EBSCO Discovery e na Academic Search Ultimate da EBSCO.

A partir de setembro de 2015, o periódico passou a ser classificado na categoria A2 do Qualis Capes (2013-2014). Na avaliação do quadriênio (2013-2016), a avaliação da Fórum Linguístico passou para B1.

Em setembro de 2016, a Fórum Linguístico registrou no Diadorim a política editorial, esclarecendo para as bases de dados e autores que a revista pode ser armazenada e distribuída sem fins comerciais. Ainda em 2016, o periódico recebeu certificação do Latindex, atendendo aos 36 itens de avaliação existentes.

Desde março de 2017, a Fórum Linguístico passou a ser indexada no DOAJ e no MLA.

A partir de outubro de 2017, o periódico passou a ser parte do Dialnet.

Em 2019, a Fórum passou ao estrato A2 no Qualis da CAPES.

Em 2022, na nova avaliação do Qualis da CAPES, a Fórum foi classificada no estrato A2.