Aquisição segmental do português: uma abordagem dinâmica

Autores

  • Daniela Mara Lima Oliveira Guimarães UFMG

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-8412.2008v5n1p29

Resumo

A partir de dados de um estudo longitudinal realizado com quatro crianças, traça-se um percurso de aquisição das africadas alveopalatais, os sons [tS] e [dZ], no português brasileiro. A análise dos resultados corrobora os pressupostos da abordagem dinâmica de que, na aquisição segmental, há momentos de linearidades e não-linearidades, idas e vindas, em torno da produção acurada. Argumenta-se que a aquisição fonológica é individual e não-linear, e que os momentos de instabilidade refletem as elaborações de hipóteses da criança sobre o funcionamento do sistema fonológico de sua língua.

Biografia do Autor

Daniela Mara Lima Oliveira Guimarães, UFMG

Mestre em Linguistica pela UFMG  e doutora em Linguística pela UFMG. Trabalho com aquisição de fala e escrita por crianças. Participo de grupos de pesquisa sobre fonologia.

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Publicado

2008-01-01

Edição

Seção

Artigo