Tecnologias de informação e comunicação na educação: um desafio na prática docente

Autores

  • Nara Caetano Rodrigues Colégio Aplicação/UFSC - Florianópolis - SC

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-8412.2009v6n1p1

Resumo

Neste artigo, pretende-se discutir o uso das tecnologias de informação e de comunicação na educação e os saberes necessários ao professor para atuar frente a essa demanda. Em um primeiro momento, será feita uma reflexão sobre a inserção de recursos tecnológicos nas escolas com fins educativos e a reação no ambiente escolar, bem como sobre sua influência na mudança nas práticas do professor. Posteriormente, serão analisados os dados obtidos por meio da aplicação de um instrumento de geração de dados, com o objetivo de investigar como os/as professores/as de uma escola pública federal de ensino fundamental e médio, localizada em Florianópolis/SC, estão se posicionando frente ao desafio da utilização das tecnologias na sua prática educacional.

Biografia do Autor

Nara Caetano Rodrigues, Colégio Aplicação/UFSC - Florianópolis - SC

Graduação em Letras, mestrado em Letras-Linguística e doutorado em Linguística  pela UFSC. Atualmente é professora do Colégio Aplicação do Centro de Ciências da Educação da UFSC.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Downloads

Publicado

2010-02-22

Edição

Seção

Artigo