Inglês como língua franca e a concepção de identidade nacional por parte do professor de inglês: uma questão de formação

Autores

  • Julia Margarida Kalva Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Aparecida de Jesus Ferreira Universidade Estadual de Ponta Grossa

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-8412.2011v8n2p165

Resumo

Este trabalho objetiva analisar como a abordagem do ensino de inglês como língua franca é entendida e como o professor percebe sua identidade nacional dentro desse processo, observando se a formação acadêmica colabora para essa nova abordagem. Pretende-se também entender se a identidade nacional do professor é valorizada. A pesquisa acontece num centro de ensino de línguas estrangeiras. A metodologia utilizada para a coleta e análise de dados é a qualitativa. O referencial teórico são trabalhos sobre identidade e ensino de inglês: Hall (1999), Woodward (2005), Moita Lopes (2008), Canagarajah (1999), Phillipson (1992), Jenkins (2006), dentre outros. Como resultado pode-se perceber que a identidade nacional do professor de inglês, bem como a abordagem do inglês como língua franca ainda não são enfatizados no processo de formação do professor. Desta forma, entende-se que o ensino de inglês acaba favorecendo o apagamento da identidade nacional do professor/aluno de inglês.

Biografia do Autor

Julia Margarida Kalva, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Mestranda na Universidade Estadual de Ponta Grossa, bolsista da CAPES

 

Aparecida de Jesus Ferreira, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Profa. Dra. Aparecida de Jesus Ferreira
Doutorado - University of London (Inglaterra)
Profa. Adjunta da UEPG - Universidade Estadual de Ponta Grossa
Atuando na Graduação e no Mestrado.

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Publicado

2012-04-19

Edição

Seção

Artigo