Letramentos acadêmicos na perspectiva dos gêneros textuais
DOI:
https://doi.org/10.5007/1984-8412.2012v9n4p247Resumo
Admitindo-se que o sucesso dos estudantes em cursos de pós-graduação depende de sua capacidade de compreender e produzir os gêneros requeridos pelo ambiente acadêmico, o trabalho tem como objetivo investigar a contribuição desses cursos para o letramento dos estudantes em gêneros acadêmicos. Busca-se ainda discutir a relação entre a expectativa dos alunos e a capacidade efetivamente adquirida de produzir e compreender gêneros como resumos, resenhas, projetos de pesquisa e monografia. Para atingir os objetivos propostos, dois procedimentos foram adotados: primeiro, foram aplicados questionários a alunos de um curso de especialização em ensino de língua portuguesa. Depois, analisou-se um corpus de 10 monografias de conclusão do curso, com os respectivos rascunhos, de modo a refletir o processo de construção. Os resultados indicam que, apesar do contato com diversos gêneros acadêmicos, os estudantes encontram significativas dificuldades, em especial na escrita, sendo o exemplo mais crítico a produção da monografia de conclusão.
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