Práxica docente crítica no ensino de Inglês a criancas indígenas no México
DOI:
https://doi.org/10.5007/1984-8412.2013v10n4p291Resumo
O propósito deste artigo é apresentar e discutir a práxica docente crítica dos/as estudantes-docentes do projeto de pesquisa etnográfica e pesquisa-ação realizado com crianças de nível primário numa comunidade indígena de Oaxaca, México. Após apresentar um breve resumo da situação atual dos indígenas e os seus idiomas no México, é apresentado o projeto geral do qual fez parte a práxica docente dos estudantes-docentes, seus princípios teóricos e metodologia de pesquisa. Mais tarde, é desenvolvido um retrato etnográfico de Nundichi, a comunidade mixteca onde os estudantes-docentes desenvolveram a sua práxica docente. Finalmente, apresento os três temas que emergiram da análise dessa práxica: (1) respeito pelas práticas comunitárias indígenas; (2) práxica docente baseada na vida e o contexto das crianças; e (3) criação de autores de textos de identidade na práxica docente.Downloads
Publicado
2013-12-20
Edição
Seção
Artigo
Licença
Os trabalhos publicados passam a ser de direito da Revista Fórum Linguístico, ficando sua reimpressão, total ou parcial, sujeita à autorização expressa da Comissão Editorial da revista. Deve ser consignada a fonte de publicação original.
Esta publicação está regida por uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.