Práxica docente crítica no ensino de Inglês a criancas indígenas no México

Autores

  • Mario López-Gopar UFSC - Florianópolis, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-8412.2013v10n4p291

Resumo

O propósito deste artigo é apresentar e discutir a práxica docente crítica dos/as estudantes-docentes do projeto de pesquisa etnográfica e pesquisa-ação realizado com crianças de nível primário numa comunidade indígena de Oaxaca, México. Após apresentar um breve resumo da situação atual dos indígenas e os seus idiomas no México, é apresentado o projeto geral do qual fez parte a práxica docente dos estudantes-docentes, seus princípios teóricos e metodologia de pesquisa. Mais tarde, é desenvolvido um retrato etnográfico de Nundichi, a comunidade mixteca onde os estudantes-docentes desenvolveram a sua práxica docente. Finalmente, apresento os três temas que emergiram da análise dessa práxica: (1) respeito pelas práticas comunitárias indígenas; (2) práxica docente baseada na vida e o contexto das crianças; e (3) criação de autores de textos de identidade na práxica docente.

Biografia do Autor

Mario López-Gopar, UFSC - Florianópolis, Brasil

x

Publicado

2013-12-20