Dialogismo das “vozes” e heterogeneidade constitutiva do sentido. O “literário”: semelhanças e diferenças de acentuação em Volochinov, Bakhtin e Vigotski

Autores

  • François Frédéric Université Paris Descartes
  • Dóris de Arruda C. da Cunha UFPE - Recife - Brasil

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-8412.2016v13n2p1260

Resumo

Tradução do artigo Dialogisme des “voix” et hétérogénéité constitutive du “sens”. Le “savoir”, le “quotidien” et le “littéraire”, communauté et différences d’accentuation chez Volochinov, Bakhtine et Vygotzki. Une contribution indirecte à la pédagogie du “texte littéraire”, de Frédéric François.

Biografia do Autor

François Frédéric, Université Paris Descartes

Doutor em Linguística

Dóris de Arruda C. da Cunha, UFPE - Recife - Brasil

É Professora Titular da Universidade Federal de Pernambuco e Pesquisadora do CNPq. Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco (1983), DEA en Linguistique - Universite de Paris V (Rene Descartes) (1986), doutorado em Ciências da Linguagem - Universite de Paris V (Rene Descartes) (1990), e pós-doutorado na Université de Paris III - Sorbonne Nouvelle e na PUC-SP, sob a supervisão das Professoras Jacqueline Authier-Revuz e Beth Brait, respectivamente. Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase na Teoria Dialógica do Discurso, atuando principalmente nos seguintes temas: discurso reportado, enunciação, gênero discursivo, interação, dialogismo, heterogeneidade enunciativa, fala e escrita, discurso da mídia. Membro/pesquisador do GP/CNPq/PUC-SP Linguagem, Identidade e Memória www.linguagemepesquisa.com.br. Faz parte também do Ci-Dit, Groupe international et interdisciplinaire de recherche sur le discours rapporté (www.ci-dit.com), que reúne especialistas sobre a circulação dos discursos, e do NELFE, Núcleo de Estudos Lingüísticos da Fala e da Escrita. Foi coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFPE (2002-2003), Diretora de Pesquisa da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UFPE (2003-2008), membro da Comissão de estudo das bolsas de mestrado e doutorado no país do CNPq (2003-2006); membro da Comissão de Consultores Científicos da área de Letras e Lingüística da CAPES para avaliação dos Programas de PG nos triênios 2004-2006 e 2007-2009; e para avaliação de novos cursos 2004-2008. É membro da Comissão editorial da Revista do GELNE; do Conselho Editorial do periódico Bakhtiniana e parecerista da revista Calisdoscópio.

Downloads

Publicado

2016-07-03

Edição

Seção

Tradução