“Adultere o valor da moeda”: Possibilidades para uma biopolítica positiva a partir do modo de vida cínico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-8412.2019v16n3p3899

Resumo

“Mude o valor da Moeda” [parakharáxon to nómisma] com ousadia e coragem a fim de transfigurar os costumes políticos e a criar um novo tipo de responsabilidade política para a filosofia. A vida cínica, em sua simplicidade e transparência, se transforma em militância filosófica e esta, por sua vez, num tipo de ação política que põe em questão o modo de viver, de fazer política e praticar a filosofia. O artigo procura problematizar, seguindo os estudos de Michel Foucault, as formas tradicionais de pensar a ação política, e pleiteando, ao mesmo tempo um tipo de responsabilidade política para a filosofia. Neste sentido, a partir do cinismo e com o cinismo questiona-se: como pensar uma biopolítica positiva, cuja ação política não se efetue através do direito, mas sim pela formação de uma subjetividade que é impelida a fazer a si e do seu modo de vida um éthos parresiásticos político?

Biografia do Autor

Castor Bartolomé Ruiz, Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Dr. Filosofia. Professor Titular do Programa de Pós-Graduação Filosofia –   UNISINOS 

Coordenador Cátedra Unesco-Unisinos de Direitos Humanos e violência, governo e governança.

Coordenador Grupo de Pesquisa CNPq Ética, biopolítica e alteridade.

 

Referências

CANDIOTTO, Cesar. Parresía cínica e alteridade na perspectiva de Michel Foucault. Dissertatio, Pelotas, nº40, pp. 215-236, 2014.

FOUCAULT, Michel. História da Sexualidade I: a vontade de saber. 3ª Ed. (Trad. Maria Thereza da Costa Albuquerque) Rio de Janeiro: Graal, 1980.

__________. Segurança, Território e População: curso dado no Collège de France (1977-1978.) Trad.: de Eduardo Brandão). São Paulo: Martins Fontes, 2008c.

__________. O governo de si e dos outros: curso dado no Collège de France (1982-1983). (Trad.: Eduardo Brandão). São Paulo: Martins Fontes, 2010.

__________. A Coragem da Verdade: O Governo de Si e dos Outros II: curso dado no Collège de France (1983-1984). (Trad.: Eduardo Brandão) São Paulo: Martins Fontes, 2011.

__________. Sobre a Genealogia da Ética: um panorama do trabalho em curso. In.: DREYFUS, H., RABINOW, P. Michel Foucault: uma trajetória filosófica: para além do estruturalismo e da hermenêutica. 2ª ed. (Trad.: Vera Porto Carrero e Gilda Gomes Carneiro) Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2013, pp. 296-313.

LEMM, Vanessa. A encarnação da Verdade e a política da comunidade: Foucault e os Cínicos. In: NALLI, Marcos & MANSANO, Sonia Regina Vargas (Orgs.). Michel Foucault: desdobramentos. Belo Horizonte: Autêntica, 2016.

______. Nietzsche y la biopolítica: cuatro lecturas de Nietzsche como pensador biopolítico. Ideas y Valores, Bogatá, nº 158, pp. 223-248, 2015.

Downloads

Publicado

2019-10-22