Semântica formal

Autores

  • José Borges Neto Universidade Federal do Paraná Universidade Estadual do Oeste do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-8412.2020v17nespp4689

Resumo

O propósito do texto é a apresentação de um mecanismo descritivo de estruturas semânticas, desenvolvido em parceria por lógicos, linguistas e especialistas em processamento computacional de línguas naturais, denominado por vezes semântica de modelo teórico, que se serve de uma metalinguagem de natureza lógica para descrever as estruturas linguísticas. Depois de uma introdução em que se discute a natureza dos modelos analíticos na Linguística e de uma seção em que se discutem as características de um sistema formal, em geral, busca-se a caracterização da semântica formal desenvolvida, em boa parte, com base nos trabalhos de Richard Montague. Para finalizar, apresentam-se alguns exemplos, claramente simplificados, dos procedimentos formais de que faz uso a semântica de modelo teórico.

Biografia do Autor

José Borges Neto, Universidade Federal do Paraná Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Professor titular, aposentado, do Departamento de Linguística e Literatura da UFPR. Professor sênior nos programas de pós-graduação em Letras da UFPR e da UNIOESTE.

 

Referências

AJDUKIEWICZ, K. Die syntaktische Konnexität. Studia Philosophica, n.1, p. 1-27, 1935.

APRESJAN, JU.D. Ideias e métodos da linguística estrutural contemporânea. Trad. Lucy Seki. São Paulo: Cultrix; Campinas: Fundação de Desenvolvimento da Unicamp, 1980.

BORGES NETO, J. Semântica de modelos. In: MÜLLER, A. et al. (org.). Semântica formal. São Paulo: Contexto, 2003, p. 9-46.

BORGES, J. L. Obras completas. v.1. Buenos Aires: Emecé editores, 1989.

CHOMSKY, N. Syntactic Structures. The Hague: Mouton, 1957.

FRANCHI, C. Hipóteses para uma teoria funcional da linguagem. 1976. Tese (Doutorado em Linguística) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas,1976.

HEIM, I.; KRATZER, A. Semantics in generative grammar. Trad. Enid Abreu Dobranszky. Oxford: Blackwell, 1998.

HINTIKKA, M; HINTIKKA, J. Uma investigação sobre Wittgenstein. Campinas: Papirus, 1994.

KUSCH, M. Linguagem como cálculo vs. Linguagem como meio universal. Trad. Dankwart Bernsmüller. São Leopoldo: Editora da Universidade do Vale do Rio dos Sinos, 2001.

LAMBEK, J. The mathematics of sentence structure. American mathematical monthly 65, p. 154-170, 1958.

MONTAGUE, R. The proper treatment of quantification in ordinary English. In: HINTIKKA, J. et al. (ed). Approaches to natural language. New York: Springer, 1973. p. 221-242.

OLIVEIRA, R. P de. Formalismos na linguística: uma reflexão crítica. In: MUSSALIM, F.; BENTES, A. C. (org.). Introdução à linguística, v. 3 (fundamentos epistemológicos). São Paulo: Cortez, 2004. p. 219-250.

WITTGENSTEIN, L. Tractatus Logico-Philosophicus. Trad. José Arthur Giannotti. São Paulo: EDUSP e Companhia Editora Nacional, 1969.

Downloads

Publicado

2020-06-23