Por um percurso epistemológico da noção de sujeito na Linguística

Autores

  • Ismael Ferreira-Rosa Universidade Federal de Uberlândia Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-8412.2012v9n1p9

Resumo

O presente artigo tem por fito delinear um breve percurso epistemológico da noção de sujeito no campo teórico da ciência humana sobre a língua(gem). Atentando aos movimentos epistemológicos aventados por Domingues (1999) nas humanidades, alvitra-se uma reflexão sobre o lugar do sujeito na esteira teórico-conceptual da Linguística Moderna, desde sua fundação enquanto ciência, por Ferdinand de Saussure, passando pelas vertentes gerativista, funcionalista e enunciativa, até chegar à teoria do discurso proposta por Michel Pêcheux, esteira teórica cujos fundamentos sobre a noção de sujeito são os pontos precípuos desta reflexão. Procura-se, mediante um breve panorama e um cotejo discursivo, evidenciar os movimentos de delir/substanciar, unificar/dispersar o sujeito frente ao mundo da linguagem, mostrando os deslocamentos teóricos que a Análise do Discurso de linha francesa promoveu na conjunção epistemológica de sua constituição, enquanto uma teoria do discurso, centrada nos vértices do Marxismo, da Linguística e da Psicanálise.

Biografia do Autor

Ismael Ferreira-Rosa, Universidade Federal de Uberlândia Universidade Federal de Goiás

Doutorando em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Uberlândia (bolsista CAPES) e mestre em Linguística e Linguística Aplicada pela mesma instituição (2009). Graduou-se em Letras pela Universidade Federal de Goiás (2006) e atualmente é membro integrante da equipe de trabalho da Coordenação de Graduação da Universidade Federal de Goiás, Campus Catalão (UFG-CAC), enquanto secretário executivo. É também professor de língua inglesa no Centro de Línguas da UFG-CAC e pesquisador vinculado ao Laboratório de Estudos Polifônicos (LEP/UFU) e ao Grupo de Estudos e Pesquisas em História do Português (GEPHPOR/LALEFIL/UFG-CAC).  Atua na área de Linguística, com ênfase em estudos sobre o texto e o discurso na perspectiva da Análise do Discurso de linha francesa e Análise Dialógica do Discurso, centrando-se principalmente nos seguintes temas: discurso literário, produção de sentidos e sujeitos em obras literárias, funcionamento da discursividade literária, subjetivação e sentiduralização em obras literárias. Pesquisa também fenômenos de discursividades e subjetividades instauradas no processo de ensino-aprendizagem de línguas, avaliação, ética e estética no ato de ensinância e aprendência de línguas, bem como a epistemologia e a filosofia dos/nos estudos da linguagem.

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Publicado

2012-07-25

Edição

Seção

Artigo