A formação de um banco de dados de fala de Teresina (PI): um estudo de caso
DOI:
https://doi.org/10.5007/1984-8412.2017v14n2p2173Resumo
Este artigo enumera iniciativas de registro de dados de fala representativos da comunidade residente em Teresina (PI). Seus objetivos são descrever o estágio atual da construção dos diferentes corpora, compará-los, e sugerir que seja organizado um banco de dados único. Para encaminhamento dessa proposta, argumenta-se a favor (i) da adoção de uma política de autoria para a edição de corpora, e (ii) da reunião de amostras de entrevistas coletadas por pesquisadores que atuam em projetos independentes, quer sejam sociolinguistas quer sejam de áreas afins. A opção pela análise de caso, por tomar como ponto de partida uma situação real, oportuniza colocar em foco uma situação que certamente não é excepcional nem é estranha a numerosos pesquisadores brasileiros.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os trabalhos publicados passam a ser de direito da Revista Fórum Linguístico, ficando sua reimpressão, total ou parcial, sujeita à autorização expressa da Comissão Editorial da revista. Deve ser consignada a fonte de publicação original.
Esta publicação está regida por uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.