Representações culturais de países hispano-falantes: um olhar para recursos visuais no contexto da EaD

Leandra Cristina de Oliveira, Carlos Rodrigo de Oliveira

Resumo


Tendo em vista a relevância da discussão sobre cultura na Linguística Aplicada, tanto no âmbito do ensino de língua materna como de língua estrangeira, direcionamos o diálogo sobre o tema ao ensino de espanhol na Educação a distância (EaD). Com um olhar sobre o Curso de Letras Espanhol da Universidade Federal de Santa Catarina, na modalidade EaD, temos por objetivo discutir as representações culturais dos países hispano-falantes nas imagens do Ambiente Virtual da disciplina de Língua Espanhola I. Consoante ao objetivo, levantamos a seguinte questão: em que medida as representações culturais nas imagens analisadas contribuem para a desconstrução de concepções reducionistas e estereotipadas sobre os países hispano-falantes? A resposta a essa questão decorre da análise das imagens introdutórias dos tópicos da disciplina em questão, assentada em bases teóricas de estudos culturais, com atenção especial aos conceitos de cultura, identidade e diferença.


Palavras-chave


Representações culturais; Imagens; Ensino a distância; Espanhol como língua estrangeira

Texto completo:

PDF/A


DOI: https://doi.org/10.5007/1984-8412.2017v14n3p2334

Direitos autorais 2017 Fórum Linguístico

Creative Commons License

Esta publicação está regida por uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Fórum Linguístico, ISSNe 1984-8412, Florianópolis (Santa Catarina), Brasil