Representações culturais de países hispano-falantes: um olhar para recursos visuais no contexto da EaD

Autores

  • Leandra Cristina de Oliveira Universidade Federal de Santa Catarina - Florianópolis - SC
  • Carlos Rodrigo de Oliveira Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-8412.2017v14n3p2334

Resumo

Tendo em vista a relevância da discussão sobre cultura na Linguística Aplicada, tanto no âmbito do ensino de língua materna como de língua estrangeira, direcionamos o diálogo sobre o tema ao ensino de espanhol na Educação a distância (EaD). Com um olhar sobre o Curso de Letras Espanhol da Universidade Federal de Santa Catarina, na modalidade EaD, temos por objetivo discutir as representações culturais dos países hispano-falantes nas imagens do Ambiente Virtual da disciplina de Língua Espanhola I. Consoante ao objetivo, levantamos a seguinte questão: em que medida as representações culturais nas imagens analisadas contribuem para a desconstrução de concepções reducionistas e estereotipadas sobre os países hispano-falantes? A resposta a essa questão decorre da análise das imagens introdutórias dos tópicos da disciplina em questão, assentada em bases teóricas de estudos culturais, com atenção especial aos conceitos de cultura, identidade e diferença.

Biografia do Autor

Leandra Cristina de Oliveira, Universidade Federal de Santa Catarina - Florianópolis - SC

Professora permanente do Programa de Pós-graduação em Linguística e do Departamento de Língua e Literatura Estrangeiras da Universidade Federal de Santa Catarina. Doutora em Linguística, com pesquisas nas linhas de pesquisa Ensino-aprendizagem de Língua Estrangeira; Sociolinguística e Cognição e uso.

Carlos Rodrigo de Oliveira, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestrando no Programa de Pós-graduação em Linguística da Universidade Federal de Santa Catarina. Atua na linha de pesquisa Ensino-aprendizagem de Língua Estrangeira.

Downloads

Publicado

2017-09-25

Edição

Seção

Artigo