Representações múltiplas e organização do componente lingüístico

Autores

  • Thaïs Cristófaro Alves da Silva UFMG - Belo Horizonte - MG
  • Christina Abreu Gomes UFRJ - Rio de Janeiro - RJ

Resumo

Esse artigo apresenta e discute alguns aspectos da Fonologia de Uso (Bybee, 2001) e da Fonologia Probabilística (Pierrehumbert, 2003). O objetivo central do artigo é ponderar sobre alguns aspectos básicos dos modelos lingüísticos tradicionais e sugerir a investigação de uma abordagem alternativa de análise do componente sonoro (mas também extensivo a toda e qualquer área da Gramática). Esta proposta sugere a multirepresentacionalidade das formas lingüísticas e sugere que a organização do conhecimento lingüístico seja probabilisticamente gerenciada. A estrutura lingüística é concebida como plástica e dinâmica onde a variação é inerente.

Biografia do Autor

Thaïs Cristófaro Alves da Silva, UFMG - Belo Horizonte - MG

Professora Associada da Faculdade de Letras da UFMG e Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq, nível 1C. Mestre em Lingüística pela UFMG (1986), Doutora em Lingüística pela Universidade de Londres (1992) e Pós-Doutorado na Universidade de Newcastle (2002).

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Christina Abreu Gomes, UFRJ - Rio de Janeiro - RJ

Graduação em Letras Português Francês pela UFRJ (1980), mestrado em Estudos Lingüísticos pela UFMG (1987) , doutorado em Lingüística pela UFRJ (1996), pós-doutorado na University of York, UK (2004). Atualmente é professor associado 1 da UFRJ.

Downloads

Publicado

2007-10-28

Edição

Seção

Artigo