Representações múltiplas e organização do componente lingüístico
Resumo
Esse artigo apresenta e discute alguns aspectos da Fonologia de Uso (Bybee, 2001) e da Fonologia Probabilística (Pierrehumbert, 2003). O objetivo central do artigo é ponderar sobre alguns aspectos básicos dos modelos lingüísticos tradicionais e sugerir a investigação de uma abordagem alternativa de análise do componente sonoro (mas também extensivo a toda e qualquer área da Gramática). Esta proposta sugere a multirepresentacionalidade das formas lingüísticas e sugere que a organização do conhecimento lingüístico seja probabilisticamente gerenciada. A estrutura lingüística é concebida como plástica e dinâmica onde a variação é inerente.Downloads
Publicado
2007-10-28
Edição
Seção
Artigo
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os trabalhos publicados passam a ser de direito da Revista Fórum Linguístico, ficando sua reimpressão, total ou parcial, sujeita à autorização expressa da Comissão Editorial da revista. Deve ser consignada a fonte de publicação original.
Esta publicação está regida por uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.