Imagem digital: entre divulgação científica e redes sociais
DOI:
https://doi.org/10.5007/1984-8412.2021.e79650Resumo
Este trabalho tem por objetivo analisar o uso de imagens na divulgação científica especificamente em ambientes digitais, procurando compreender o que é a divulgação científica, para seguir numa abordagem sobre o papel da imagem nesse tipo de discurso. Para tal empreendimento, tomamos como base teórica as noções postuladas nos quadros da análise do discurso digital, conforme proposta por Marie-Anne Paveau (2017), e do discurso de divulgação científica na mídia, de Patrick Charaudeau (2009). Especificamente, objetiva-se (i) refletir sobre a integração crescente dos objetos conectados à nossa existência, focando no funcionamento da divulgação científica - e as imagens que mobiliza - em ambiente digital, bem como (ii) tecer comentários sobre os usos da imagem de divulgação científica no diálogo com as redes sociais. Para tanto, examinam-se imagens segundo as propostas tecnodiscursivas e a categoria iconização, bem como a partir das restrições discursivas no âmbito da divulgação científica. As análises evidenciam que, na esfera da divulgação científica, o fenômeno da iconização do discurso é vastamente mobilizado, tanto por uma revista de divulgação científica, quanto pelos enunciadores digitais que dela se apropriam promovendo usos não inicialmente previstos.
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