O peso das palavras: a relação texto/imagem na comunicação no Instagram com o exemplo da representação da anorexia

Autores

  • Céline Largier Vié Université Sorbonne Nouvelle

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-8412.2021.e79652

Resumo

O objetivo deste artigo é mostrar em que medida, no contexto particular de uma conta Instagram consagrada à anorexia, as imagens publicadas precisam do texto que as acompanha para serem devidamente entendidas. Indo ao encontro da ideia segundo a qual a imagem pode determinar o significado em detrimento das formas de linguagem, este trabalho permite mostrar que, no contexto particular por nós estudado, a realidade é bem diferente: apoiados num corpus nativo, demonstramos que o texto produzido nunca é um simples acompanhamento servindo de mero comentário. Antes pelo contrário, o texto em questão contém as chaves necessárias para uma interpretação correta da mensagem que a imagem tem a função de transmitir e esses dois objetos são, pois, indissociáveis.

Referências

AZIZ, F. Transactions visuelles. Études photographiques [en ligne], n.31, Printemps 2014. Disponible en: https://journals.openedition.org/etudesphotographiques/3388. Consulté : le 21 janvier 2021.

BARTHES, R., Rhétorique de l'image. Communications, n. 4, p.40-51, 1964. [Recherches sémiologiques].

BASSO FOSSALI, P.; DONDERO, M. G. Sémiotique de la photographie. Limoges: Presses universitaires de Limoges, 2011.

COCKBURN, A. Gastro-porn. New York Review of Books, 1977.

DONDERO, M. G. L’énonciation énoncée dans l’image. In: COLAS-BLAISE, M. ; PERRIN, L.; TORE, G. M. (éd.): L’énonciation aujourd'hui. Un concept clé des sciences du langage, Limoges, Lambert-Luca, 2016. p. 241-248.

GUNTHERT, A. L’image conversationnelle. Les nouveaux usages de la photographie numérique. Etudes photographiques [en ligne], n. 31 | Printemps 2014: Disponible en: http://journals.openedition.org/ etudesphotographiques/3387. Consulté : le 20 janvier 2021.

HONBA HONBA, C.: Objet et pratiques sémiotiques: quelques enjeux médiatiques du support photographique. Signata [on-line], n. 9, 2018, mis en ligne le 17 décembre 2018, consulté le 01 mai 2019. Disponible en: http://journals.openedition.org/signata/1580. Consulté : le 21 janvier 2021.

LARGIER VIÉ, C. Le discours sur la maladie à l’heure numérique – Mise en scène de soi, mise en scène de la maladie, à l’exemple de l’anorexie: le cas A. Congrès Mondial de Linguistique Française - CMLF 2020, https://doi.org/10.1051/shsconf/20207801013

LAVIS, A. Food porn, pro-anorexia and the viscerality of virtual affect: Exploring eating in cyberspace. Geoforum, 84, 2017, p. 198-205.

MARCOCCIA, M. Analyser la communication numérique écrite. Paris: Armand Colin, 2016.

MEJOVA, Y., ABBAR, S., HADDADI, H: Fetishizing Food in Digital Age: #foodporn Around The World. Proceedings of the Tenth International AAAI Conference on Web and Social Media, 2016. p. 250-258.

MELOT, M. L'image n'est plus ce qu'elle était. Documentaliste-Sciences de l'Information, v. 42, n.6, p. 361-365, 2005. Disponible en : https://doi.org/10.3917/docsi.426.0361. Consulté : le 21 janvier 2021.

O’NEILL, M. Food porn. Columbia Journalism Review , n.5, p. 38-45, 2003.

PAVEAU, M.-A. L’analyse du discours numérique. Dictionnaire des formes et des pratiques. Paris: Hermann, 2017.

PAVEAU, M.-A. Technographismes en ligne. Enonciation matérielle visuelle et iconisation du texte. Corela [on-line], HS-28 | 2019, mis en ligne le 11 septembre 2019.. Disponible en: http://journals.openedition.org/corela/9185. Consulté : le 13 septembre 2019.

QUÉRÉ, L. Action située et perception du sens. In: DE FORNEL, M., QUÉRÉ, L. (org.), La logique des situations. Nouveaux regards sur l’écologie des activités sociales, Raisons pratiques 10, Paris: Éditions de l’École des hautes études en sciences sociales, 1999. Disponible en: https://books.openedition.org/editionsehess/10705?lang=fr Consulté : le 12 mai 2021.

ROUQUETTE, S. Les blogs "extimes": analyse sociologique de l’interactivité des blogs. tic&société, v. 2, n. 1 , 2008.

SPENCE, C. et al. Eating with our eyes: From visual hunger to digital satiation. Brain and Cognition, n. 110, p. 53-63, 2016. Disponible en: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0278262615300178 . Accès em: 13 juin 2021. Consulté : le 21 janvier 2021.

TURNER, P. G., LEFEVRE, C. E. Instagram use is linked to increased symptoms of orthorexia nervosa, Eat Weight Disord, n..22, p. 277–284, 2017.

Publicado

2021-07-12