O peso das palavras: a relação texto/imagem na comunicação no Instagram com o exemplo da representação da anorexia
DOI:
https://doi.org/10.5007/1984-8412.2021.e79652Resumo
O objetivo deste artigo é mostrar em que medida, no contexto particular de uma conta Instagram consagrada à anorexia, as imagens publicadas precisam do texto que as acompanha para serem devidamente entendidas. Indo ao encontro da ideia segundo a qual a imagem pode determinar o significado em detrimento das formas de linguagem, este trabalho permite mostrar que, no contexto particular por nós estudado, a realidade é bem diferente: apoiados num corpus nativo, demonstramos que o texto produzido nunca é um simples acompanhamento servindo de mero comentário. Antes pelo contrário, o texto em questão contém as chaves necessárias para uma interpretação correta da mensagem que a imagem tem a função de transmitir e esses dois objetos são, pois, indissociáveis.
Referências
AZIZ, F. Transactions visuelles. Études photographiques [en ligne], n.31, Printemps 2014. Disponible en: https://journals.openedition.org/etudesphotographiques/3388. Consulté : le 21 janvier 2021.
BARTHES, R., Rhétorique de l'image. Communications, n. 4, p.40-51, 1964. [Recherches sémiologiques].
BASSO FOSSALI, P.; DONDERO, M. G. Sémiotique de la photographie. Limoges: Presses universitaires de Limoges, 2011.
COCKBURN, A. Gastro-porn. New York Review of Books, 1977.
DONDERO, M. G. L’énonciation énoncée dans l’image. In: COLAS-BLAISE, M. ; PERRIN, L.; TORE, G. M. (éd.): L’énonciation aujourd'hui. Un concept clé des sciences du langage, Limoges, Lambert-Luca, 2016. p. 241-248.
GUNTHERT, A. L’image conversationnelle. Les nouveaux usages de la photographie numérique. Etudes photographiques [en ligne], n. 31 | Printemps 2014: Disponible en: http://journals.openedition.org/ etudesphotographiques/3387. Consulté : le 20 janvier 2021.
HONBA HONBA, C.: Objet et pratiques sémiotiques: quelques enjeux médiatiques du support photographique. Signata [on-line], n. 9, 2018, mis en ligne le 17 décembre 2018, consulté le 01 mai 2019. Disponible en: http://journals.openedition.org/signata/1580. Consulté : le 21 janvier 2021.
LARGIER VIÉ, C. Le discours sur la maladie à l’heure numérique – Mise en scène de soi, mise en scène de la maladie, à l’exemple de l’anorexie: le cas A. Congrès Mondial de Linguistique Française - CMLF 2020, https://doi.org/10.1051/shsconf/20207801013
LAVIS, A. Food porn, pro-anorexia and the viscerality of virtual affect: Exploring eating in cyberspace. Geoforum, 84, 2017, p. 198-205.
MARCOCCIA, M. Analyser la communication numérique écrite. Paris: Armand Colin, 2016.
MEJOVA, Y., ABBAR, S., HADDADI, H: Fetishizing Food in Digital Age: #foodporn Around The World. Proceedings of the Tenth International AAAI Conference on Web and Social Media, 2016. p. 250-258.
MELOT, M. L'image n'est plus ce qu'elle était. Documentaliste-Sciences de l'Information, v. 42, n.6, p. 361-365, 2005. Disponible en : https://doi.org/10.3917/docsi.426.0361. Consulté : le 21 janvier 2021.
O’NEILL, M. Food porn. Columbia Journalism Review , n.5, p. 38-45, 2003.
PAVEAU, M.-A. L’analyse du discours numérique. Dictionnaire des formes et des pratiques. Paris: Hermann, 2017.
PAVEAU, M.-A. Technographismes en ligne. Enonciation matérielle visuelle et iconisation du texte. Corela [on-line], HS-28 | 2019, mis en ligne le 11 septembre 2019.. Disponible en: http://journals.openedition.org/corela/9185. Consulté : le 13 septembre 2019.
QUÉRÉ, L. Action située et perception du sens. In: DE FORNEL, M., QUÉRÉ, L. (org.), La logique des situations. Nouveaux regards sur l’écologie des activités sociales, Raisons pratiques 10, Paris: Éditions de l’École des hautes études en sciences sociales, 1999. Disponible en: https://books.openedition.org/editionsehess/10705?lang=fr Consulté : le 12 mai 2021.
ROUQUETTE, S. Les blogs "extimes": analyse sociologique de l’interactivité des blogs. tic&société, v. 2, n. 1 , 2008.
SPENCE, C. et al. Eating with our eyes: From visual hunger to digital satiation. Brain and Cognition, n. 110, p. 53-63, 2016. Disponible en: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0278262615300178 . Accès em: 13 juin 2021. Consulté : le 21 janvier 2021.
TURNER, P. G., LEFEVRE, C. E. Instagram use is linked to increased symptoms of orthorexia nervosa, Eat Weight Disord, n..22, p. 277–284, 2017.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os trabalhos publicados passam a ser de direito da Revista Fórum Linguístico, ficando sua reimpressão, total ou parcial, sujeita à autorização expressa da Comissão Editorial da revista. Deve ser consignada a fonte de publicação original.
Esta publicação está regida por uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.