Integracionismo no contexto: a tradição integracionista na paisagem contemporânea da pesquisa linguística - por "estudos críticos de comunicação"

Autores

  • Peter Jones Universidade Federal de Santa Catarinahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?metodo=apresentar&id=K4749606T9

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-8412.2022.e84045

Resumo

Este artigo apresenta uma visão pessoal sobre a posição do integracionismo no campo atual da lingüística e da pesquisa em lingüística aplicada. Com isso, o artigo visa apresentar a contribuição que a tradição integracionista pode oferecer como resposta ao desafio que Alastair Pennycook e Sinfree Makoni (2020) colocaram sobre a reconstrução de uma linguística que possa aprender com as lutas e fazer justiça a elas, seja para promover igualdade social tanto no Sul Global quanto no Norte Global, como para fomentar relações harmoniosas e mutuamente benéficas com nosso mundo e com os outros seres que o compartilham. A questão, então, é se, recuando ao longo desta trajetória crítica e, a partir de dentro e contra nossa própria herança cultural, seremos capazes de nos encontrar e juntar produtivamente à maré descolonizadora que vem em nossa direção na forma dos movimentos intelectuais e ativismos insurgentes do sul global.

Biografia do Autor

Peter Jones , Universidade Federal de Santa Catarinahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?metodo=apresentar&id=K4749606T9

Tem graduação em Letras-Inglês/Literatura e em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina, mestrado e doutorado em Teoria e Análise Lingüística pela UFSC e pós-doutorado em Políticas Linguísticas pela Universidade da Pennsylvania. Tem interesse nas seguintes áreas: políticas linguísticas e estudos de variação e/ou mudança sob uma perspectiva discursiva. Tem pesquisado os temas: dimensões política e ética das políticas linguísticas em contextos coloniais e pós-coloniais de uso da língua portuguesa; Linguística colonial; o papel dos diálogos interculturais na (re)configuração dos sujeitos. Atualmente ocupa o cargo de professor adjunto III da Universidade Federal de Santa Catarina, é vinculada ao programa de pós-graduação da UFSC e atua como professora colaboradora no programa de pós graduação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Integra o GT da ANPOLL de Sociolinguística. Participa, como pesquisadora, do Núcleo de Estudos de Identidades e Relações Interétnicas/NUER-UFSC e do Projeto Variação Linguística na Região Sul do Brasil/Varsul-UFSC. Lidera desde 2009 o grupo de pesquisa Línguas,Identidades e Política

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Publicado

2022-02-15