Explorando multimodalidade e multilitetramentos em contextos de universidades públicas para professores-estudantes de inglês como língua adicional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-8412.2022.e84115

Palavras-chave:

Violência Contra a Mulher, Relações Afetivas, Representações Sociais, Patriarcado, Adolescentes

Resumo

Neste artigo, os três autores, que atuam na formação de professores de línguas, especialmente inglês como língua adicional no Brasil, discutem dois de seus projetos, alinhados à multimodalidade e aos multiletramentos, derivados da linguística sistêmico-funcional. O projeto da Universidade Federal da Paraíba, intitulado Lendo o texto verbal e a imagem na mídia contemporânea, tem como foco principal as capas de revistas brasileiras (e seus respectivos artigos), abordando diversos temas como a representação dos movimentos sociais, das identidades femininas, masculinidades e identidades de professores/as. O segundo projeto, Análise crítica de gêneros e implicações para os multiletramentos, realizado na Universidade Federal de Santa Maria, discute como o processo de produção de materiais didáticos pode se beneficiar da pedagogia crítica dos gêneros (MOTTA-ROTH, 2008a, 2008b) e da pedagogia dos multiletramentos (THE NEW LONDON GROUP, 1996, 2000; COPE; KALANTZIS, 2009). Com base nas conclusões dos projetos, argumentamos que os multiletramentos devem ser vistos como um processo potencialmente significativo na formação de professores/as de línguas e esperamos que os projetos possam contribuir para conscientizar os/as estudantes sobre a gama de recursos de construção de significado para produzir e interpretar textos multimodais na sociedade.

Biografia do Autor

Viviane Maria Heberle, Universidade Federal de Santa Catarina/CNPq

Professora do Programa de Pós-Graduação em Inglês: Estudos Linguísticos e Literários da UFSC. Bolsista de Produtividade em Pesquisa PQ 1D (CNPq).

Fábio Alexandre Silva Bezerra, Universidade Federal da Paraíba

Professor Associado do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas e Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal da Paraíba  Doutor em Língua Inglesa e Linguística Aplicada pela Universidade Federal de Santa Catarina. PhD em Linguística pela University of Sydney (cotutela). Lidera o GEPLAM – Grupo de Estudos e Pesquisa em Linguística Sistêmico-Funcional, Análise Crítica do Discurso e Multimodalidade/Multiletramentos (UFPB/CNPq).

Roseli Gonçalves do Nascimento, Universidade Federal de Santa Maria

Professora do Curso de Letras, Inglês da Universidade Federal de Santa Maria. Doutora em Letras pela Universidade Federal de Santa Catarina em regime de Cotutela com a Universidade de Sydney, na Austrália. Mestre em Estudos Linguísticos e Bacharel em Comunicação Social pela Universidade Federal de Santa Maria. Pesquisadora no Labler - Laboratório de Pesquisa e Ensino de Leitura e Redação Seus interesses de pesquisa envolvem Pedagogia dos Multiletramentos e Análise Crítica de Gêneros Multimodais nos contextos acadêmico, midiático e pedagógico.

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Publicado

2022-11-23

Edição

Seção

Artigo