A mídia digital como aparelho ideológico de propaganda do Estado: a “nova” previdência entre os ditos, não ditos e outros efeitos
DOI:
https://doi.org/10.5007/1984-8412.2022.e84159Resumo
Neste artigo, objetivamos analisar o discurso da propaganda digital da “nova” Previdência, visando compreender os efeitos ideológicos na constituição dos sentidos e sujeitos. O corpus foi constituído de uma publicação da página do governo federal “Previdência e Trabalho” (Facebook), além de uma materialidade disponível no site do governo, usada na apresentação da proposta da reforma previdenciária (RP). O estudo respalda-se teoricamente nos pressupostos da Análise de Discurso (AD) pecheuxtiana. Os resultados apontam que o discurso da “nova” Previdência, inscrito na formação discursiva (FD) estatal, embora seja atravessado por várias outras FDs, é fortemente regido pela FD neoliberal; nessa trama, a mídia digital funciona como aparelho ideológico de propaganda estatal, que busca inculcar sentidos de prosperidade e desenvolvimento à nação pela aprovação da RP. Assim, ainda que os ditos sobre a “nova” Previdência produzam efeitos de transparência e univocidade lógica, a equivocidade se instaura, pois os sentidos sempre podem ser outros.
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