Tributo à professora Magda Becker Soares

Autores

  • Fabiana Giovani Universidade Federal de Santa Catarina
  • Ana Cláudia de Souza Universidade Federal de Santa Catarina
  • Leonor Scliar-Cabral Universidade Federal de Santa Catarina
  • João Wanderley Geraldi Universidade Estadual de Campinas
  • Luiz Carlos Cagliari Universidade Estadual de Campinas
  • Otilia Lizete de Oliveira Martins Heinig Universidade Regional de Blumenau
  • Maria Sílvia Cintra Martins Universidade Federal de São Carlos
  • Ana Ruth Moresco Miranda Universidade Federal de Pelotas
  • Nelita Bortolotto Universidade Federal de Santa Catarina
  • Vanessa Suzani da Silva Bandeira niversidade do Vale do Rio dos Sinos
  • Cátia de Azevedo Fronza Universidade do Vale do Rio Sinos
  • Simone Weide Luiz Instituto Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-8412.2023.92523

Resumo

Homenagem

Biografia do Autor

Fabiana Giovani, Universidade Federal de Santa Catarina

Professora do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFSC.

Ana Cláudia de Souza, Universidade Federal de Santa Catarina

Professora do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFSC.

Leonor Scliar-Cabral, Universidade Federal de Santa Catarina

Professora Emérita e titular aposentada pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

João Wanderley Geraldi, Universidade Estadual de Campinas

Professor titular aposentado da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Militante nos estudos envolvendo linguagem e sala de aula. Organizador da obra O texto na sala de aula, publicado nos anos 1980. Autor da obra Portos de passagem, publicada na década de 1990. Tradutor da obra de Robert Alt Atlas de Imagens. História da educação e da escola, publicado pela Pedro & João Editores em 2021. 

Luiz Carlos Cagliari, Universidade Estadual de Campinas

Professor aposentado da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e Colaborador Voluntário do Departamento de Linguística, Literatura e Letras Modernas da Universidade Estadual Paulista (UNESP) FCLAr/CNPq, atuando no Programa de Pós-Graduação de Linguística e Língua Portuguesa. Autor da obra Alfabetização e Linguística, publicada no final da década de 1980, motivadora deste dossiê em razão de sua relevância na área de estudos linguísticos e pedagógicos no que diz respeito à formação do alfabetizador. 

Otilia Lizete de Oliveira Martins Heinig, Universidade Regional de Blumenau

Doutora em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), professora aposentada pela FURB, formadora de professores e consultora na área da educação e linguagem. 

Maria Sílvia Cintra Martins, Universidade Federal de São Carlos

Professora sênior do Departamento de Letras da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Atua nos programas de pós-graduação PPGL/UFSCar e LETRA/USP. É líder do Grupo de Pesquisa “Linguagens em tradução”/LEETRA (CNPq). É pesquisadora PQ2. 

Ana Ruth Moresco Miranda, Universidade Federal de Pelotas

Doutora em Linguística e Letras pela PUC-RS. Professora titular da UFPel. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq. Coordenadora do GEALE (CNPq/UFPel).  

Nelita Bortolotto, Universidade Federal de Santa Catarina

Professora do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE/CED/UFSC). Pós-doutorado pelo Instituto de Estudos da Linguagem (UNICAMP/Campinas/São Paulo). Líder do Grupo de Pesquisa Alfabetização e Ensino de Português (CNPq); Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Alfabetização e Ensino da Língua Portuguesa – NEPALP/CED/UFSC.

 

Vanessa Suzani da Silva Bandeira, niversidade do Vale do Rio dos Sinos

Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). 

Cátia de Azevedo Fronza, Universidade do Vale do Rio Sinos

Doutora em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS); Professora da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos).

Simone Weide Luiz, Instituto Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Linguística Aplicada pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos); servidora do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS). 

Downloads

Publicado

2023-02-07