Inventário do potencial pedagógico dos sítios e de geodiversidade do município de Petrolina-PE.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2177-5230.2018v33n68p395

Resumo

Este trabalho trata da geodiversidade do município de Petrolina-PE, localizado no semiárido brasileiro. As paisagens locais são marcadas por serras, morros, serrotes, ilhas e campos de dunas vegetadas. Há uma carência de trabalhos detalhados sobre a geodiversidade local e este trabalho teve como objetivo avaliar o potencial pedagógico das paisagens para aulas de campo. O inventário baseou-se inicialmente na análise de cartas topográficas e foi complementado por observações de campo e consulta a mapas e trabalhos sobre a geologia local. Além disso, quantificou-se os elementos da geodiversidade em cada local e os sítios foram classificados quanto ao seu potencial pedagógico em: potencial baixo, médio, alto ou muito alto. Foram identificados 32 sítios, apenas 1 deles com potencial pedagógico muito alto. Espera-se que estes sítios possam auxiliar a educação geográfica e interdisciplinar.

Biografia do Autor

Márcia Evangelista Sousa, Universidade de Pernambuco

Mestre em Educação, Universidade de Pernambuco.

Lucas Costa de Souza Cavalcanti, Universidade Federal de Pernambuco/UFPE

Professor Adjunto no departamento de Ciências Geográficas

Luciana Freitas de Oliveira França, Universidade de Pernambuco/UPE

Professora Adjunta do Colegiado de Geografia.

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Publicado

2018-09-19

Edição

Seção

Artigos