Professores e conhecimentos escolares: perspectivas teórico-metodológicas de investigação em Didática da Geografia

Autores/as

  • Amanda Regina Gonçalves Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Resumen

O texto tem como objetivo apresentar algumas perspectivas teórico-metodológicas que acreditamos ser relevantes para os processos de fundamentação e desenvolvimento tanto de pesquisas científicas em Didática da Geografia quanto de propostas curriculares e políticas educacionais. Destacamos aqui que discussões sobre os saberes docentes, as formas de conhecimento e relação dos professores com os conhecimentos, colocam-se como fundamentais para aproximar as produções destes campos de investigação e políticas públicas às particularidades das culturas escolares e dos processos educacionais aos quais se direcionam.

Biografía del autor/a

Amanda Regina Gonçalves, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

possui graduação em Licenciatura (2002) e Bacharelado (2003) em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP-Rio Claro) e doutorado (2007) em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP-Rio Claro). Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Ensino de Geografia, atuando principalmente nos seguintes temas: Geografia Escolar; Atlas Escolares, Currículo e Cultura, Formação de Professores, Meteodologia de Pesquisa, Epistemologia da Ciência Geográfica. Professora Adjunta do Curso de Geografia, da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), Uberaba-MG.

Publicado

2006-01-01

Número

Sección

Artigos