Limites da transparência ativa e os reflexos nos instrumentos de transparência passiva

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1983-4535.2025.e102852

Palavras-chave:

Transparência, Acesso a Informação, Universidade Pública

Resumo

Este estudo teve por objetivo analisar as solicitações decorrentes dos instrumentos de transparência passiva, para, através das mesmas, identificar os possíveis limites estabelecidos na apresentação das informações públicas de forma proativa. Para tanto, foram apuradas as informações que estão sendo divulgadas nas páginas de Acesso à Informação de 20 universidades federais. Também, para complementar o estudo, buscou-se, nos sistemas eletrônicos de informação ao cidadão das mesmas, por todas as questões que foram demandas entre os anos de 2016 e 2020, classificando-as, conforme o assunto, em cinco categorias. A partir disso, e com base na primeira análise, pôde-se identificar se estas questões não deveriam, pelo menos em parte, estarem presentes nas páginas de Acesso à Informação das referidas instituições. Em termos metodológicos, o estudo caracteriza-se como descritivo, com abordagem qualitativa, usando a análise de conteúdo para tratar os resultados obtidos. O presente contribui, em termos práticos, para que as instituições sejam mais criteriosas na forma de divulgação das informações nos Menus de Acesso à Informação, pois fica evidente o retrabalho presente nessa situação, visto que em função da disponibilização incompleta ou não suficientemente clara das informações ativas, provocam a demanda a solicitação de informações, via e-SIC.

Biografia do Autor

Carlos Roberto da Silva de Sá, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Mestre em Administração Pública (PROFIAP/FURG) Universidade Federal do Rio Grande – FURG

Servidor Público Federal vinculado a Universidade Federal de Rio Grande - FURG

Alexandre Costa Quintana, Universidade Federal do Rio Grande

Doutor em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo. Docente da Universidade Federal do Rio Grande - FURG.

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2025-06-10

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Artigos