Fatores relacionados à motivação acadêmica em educação a distância em um curso de ciências biológicas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1983-4535.2025.e104837

Palavras-chave:

Educação Superior, Educação a distância, Motivação, Estudantes

Resumo

A motivação acadêmica trata-se de um problema crônico e vivenciado em todas as modalidades de ensino. Diante do contexto, objetivou-se identificar os fatores relacionados à motivação de alunos para permanecerem em um curso de Ciências Biológicas na modalidade a distância. Trata-se de pesquisa exploratória com abordagem quantitativa, através de questionários, com perguntas objetivas e uso da escala de Likert. Os dados foram tabulados e analisados no Programa Stata 12.0. Participaram 103 estudantes, sendo observado uma forte motivação acadêmica, principalmente relacionada ao uso das ferramentas tecnológicas utilizadas e ao envolvimento dos tutores no curso. Ao se considerar “horas semanais dedicadas ao curso” como fator relacionado à motivação, identificou-se que a formação anterior em um curso de licenciatura esteve associada a uma maior carga horária dedicada, o que pode ser um indicador de motivação do acadêmico a permanecer no curso, o fato de já ter cursado outra graduação. Por fim, considerando a complexidade dos elementos que podem contribuir para a motivação acadêmica como um construto complexo e permeado por fatores que podem ter fugido a esta análise, o estudo apresenta fatores que devem ser considerados por gestores e educadores quando se considera a EaD.

Biografia do Autor

Germana Costa Paixão, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Doutora em Microbiologia Médica/UFC; Mestre em Patologia pela Universidade Federal do Ceará; Graduada em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual do Ceará. Professora da Universidade Estadual do Ceará desde 2000 e Coordenadora do Curso de Ciências Biológicas a distância da UECE/Universidade Aberta do Brasil (UAB) desde 2009. Docente do curso de Enfermagem do Centro Universitário Unifametro. Leciona as disciplinas de Microbiologia, Parasitologia e Exames Laboratoriais. É líder do grupo de pesquisas certificado pelo CNPq, intitulado "Tecnologias educacionais e educação a distância". Desenvolve pesquisas nas áreas de taxonomia de dermatófitos, fungos anemófilos e produção de material em Microbiologia.

Renata Vieira do Nascimento, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Ceará (UECE - 2015). Possui mestrado (2017) e doutorado (2021) pelo programa de pós-graduação em ciências Veterinárias (UECE) e encontra-se vinculada ao Laboratório de Biotecnologia de Reprodução de Peixes (LBRP), do Núcleo Integrado de Biotecnologia (NIB). Tutora a distância do Curso de Ciências Biológicas a distância - UECE/UAB. Atua como professora temporária do curso de Ciências Biológicas da Universidade Regional do Cariri (URCA - Campos Sales). Tem experiência na área de Biotecnologia da Reprodução, com ênfase em Reprodução de Peixe (caracterização seminal, criopreservação seminal e fertilização).

Mayara Setúbal Oliveira Araújo, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Ceará (2013), mestrado em Mestrado em Ciências Veterinárias pela Universidade Estadual do Ceará (2015) e doutorado em Ciências Veterinárias pela Universidade Estadual do Ceará (2019), atuando principalmente nos seguintes temas: hipofisação; reprodução de peixes, diluidores; morfopatologias e ensino de biologia. Atualmente é tutora a distância da Universidade Estadual do Ceará e professora de biologia - Colégio Professora Jemina Góis. Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Reprodução Animal. Atuou na área de análise de processos ambientais como estagiária da Superintendência Estadual do Meio Ambiente - SEMACE e já foi professora do curso Pró-técnico da Prefeitura Municipal de Fortaleza.

Lydia Dayanne Maia Pantoja, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Doutora em Engenharia Civil (Saneamento Ambiental) pela Universidade Federal do Ceará - UFC; Mestre em Microbiologia Médica pela UFC e graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Ceará (Bacharel e Licenciada). Atua como Professora da Universidade Estadual do Ceará. Coordena a Pesquisa do Curso de Ciências Biológicas a distância - UECE/Universidade Aberta do Brasil (UAB). É coordenadora pedagógica do Núcleo Pré-Universitário da UECE - UECEVest. Tem experiência na área de Microbiologia, com ênfase em Microbiologia Ambiental e Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: Aerobiologia, taxonomia fúngica, fungos anemófilos e compostos orgânicos voláteis microbianos. Bem como, desenvolve trabalhos na área de pesquisa em educação a distância e formação de professores.

Referências

ABED. Associação Brasileira de Educação a Distância. Censo ead.br [livro eletrônico]: relatório analítico da aprendizagem a distância no Brasil 2023. [organização] ABED – Associação Brasileira de Educação a Distância; [tradução Camila Rosa]. Curitiba, PR: InterSaberes, 2024.

ALIAGA, Martha; GUNDERSON, Brenda. Interactive Statistics. Thousand Oaks: Sage, 2002.

ALMEIDA, Onília Cristina de Souza; ABBAD, Gardênia; MENESES, Pedro Paulo Murce; ZERBINI, Thaís. Evasão em cursos a distância: fatores influenciadores. Revista Brasileira de Orientação Profissional, v. 14, n. 1, p. 19-33, 2013.

ALOI, Pedro Eugênio Pereira; HAYDU, Verônica Bender; CARMO, João dos Santos. Motivação no ensino e aprendizagem: algumas contribuições da análise do comportamento. Revista CES Psicologia, v. 7, n. 2, p. 138-152, 2014.

ALONSO, Kátia Morosov. A expansão do ensino superior no Brasil e a EAD: Dinâmicas e Lugares. Educação e Sociedade, v. 31, n. 113, p. 1319-35, out./dez. 2010.

BARBOSA, Pércia Paiva; URSI, Suzana. Motivação para formação continuada em Educação a Distância: um estudo exploratório com professores de Biologia. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v. 18, n. 1, p. 148-172, nov. 2019.

BITTENCOURT, Ibsen Mateus; MERCADO, Luis Paulo Leopoldo. Evasão nos cursos na modalidade de educação a distância: estudo de caso do Curso Piloto de Administração da UFAL/UAB. Ensaio: Avaliação, Política Pública em Educação, v. 22, n. 83, p. 465-504, 2014.

BIZARRIA, Fabiana Pinto et al. Papel do tutor no combate à evasão na EAD: percepções de profissionais de uma instituição de ensino superior. Revista de Educação Ciência e Cultura, v. 20, n.1, p.86-102. 2015.

BRASIL. Decreto nº 5.800, de 8 de junho de 2006. Dispõe sobre o Sistema Universidade Aberta do Brasil - UAB. Diário Oficial da União, 9 jun. 2006.

BRASIL. Estatuto do trabalhador-estudante. Pará, 2009.

CASTRO, Eunice; MELO, Keite Silva; CAMPOS, Gilda Helena Bernardinho. Afetividade e motivação na docência online: um estudo de caso. Revista Iboeroamericana de Educación a Distancia, v. 21, n. 1, p. 281-301. 2018.

CORNELIO, Ricardo Antônio; VASCONCELOS, Fernanda Carla Wasner; GOULART, Iris Barbosa. Educação a distância: uma análise estatística dos fatores relacionados à evasão e à permanência. Revista Gestão Universitária na América Latina-GUAL, v. 9, n. 4, p. 26-44, 2016.

COSTA, Carolina; ALVELOS, Helena; TEIXEIRA, Leonor. Motivação dos alunos para a utilização da tecnologia wiki: um estudo prático no ensino superior. Educação e Pesquisa, v. 39, n. 3, p. 775-790, jul./set. 2013.

DAUDT, Sônia Isabel Dondonis; BEHAR, Patrícia Alejandra. A gestão de cursos de graduação a distância e o fenômeno da evasão. Educação (Porto Alegre, impresso), v. 36, n. 3, p. 412-421, set./dez. 2013.

DAVOGLIO, Tárcia Rita; SANTOS, Bettina Steren; LETTNIN, Carla da Conceição. Validação da Escala de Motivação Acadêmica em universitários brasileiros. Ensaio: Avaliação e Políticas públicas em Educação, v. 24, n. 92, p. 522-545, jul./set. 2016.

FALCHI, Vanessa Leonel; LEMOS, Cristiane Lopes Simão; SPINDOLA, João Paulo da Silva. Fatores de permanência dos concluintes no curso de ciências biológicas a distância. Revista Paidéi@-Revista Científica de Educação a Distância, v. 11, n. 20, 2019.

GARBE, Gisele Grinevicius; RAMOS, Monica Parente; SIGULEM, Daniel. Sucesso e evasão em cursos de especialização a distância. Laplage em Revista, v. 3, n. 2, p. 77-93. 2017.

HERNANDES, Paulo Romualdo. A Universidade Aberta do Brasil e a democratização do Ensino Superior público. Ensaio: avaliação e políticas públicas em Educação, v. 25, n. 95, p. 283-307, abr./jun. 2017.

HOLDER, Bruce. An investigation of hope, academics, environment, and motivation as predictors of persistence in higher education online programs. The Internet and Higher Education, v. 10, n. 4, 2007.

IBGE – INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Síntese dos indicadores sociais: uma análise das condições de vida da população brasileira, 2008. Disponível em: https://ww2.ibge.gov.br/home/presidencia/noticias/imprensa/ppts/00000020091812202014183816455337.pdf. Acesso em: 27 jul. 2017.

LOBO, Janilce da Silva; RIBEIRO, Jefferson Bruno Pereira; MOREIRA, Jonathan Rosa. Entendendo a insatisfação acadêmica como fator de evasão escolar: percepção dos estudantes evadidos do curso de administração (2017–2018) do centro universitário projeção. Projeção e Docência, v. 10, n. 1, p. 101-112, 2019.

MARINHO, Carlos Roberto Moreira de Souza. Educação a distância e suas facetas: considerações sobre a autonomia do sujeito em sua aprendizagem. Redin-Revista Educacional Interdisciplinar, v. 8, n. 1, 2019.

MARTINS, Ronei Ximenes; SANTOS, Telsuita Laudomira Pereira; FRADE, Elaine das Graças; SERAFIM, Luciana Batista. Por que eles desistem? Estudo sobre evasão em cursos de licenciatura a distância. ESUD 2013 – X Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância. Disponível em: http://repositorio.ufla.br/bitstream/1/3127/1/EVENTO_Porque%20eles%20desistem.pdf. Acesso em: 23 mai. 2017.

MENDONÇA, José Ricardo Costa; FERNANDES, Danielle Cireno; HELAL, Diogo Henrique; CASSUNDÉ, Fernanda Roda. Políticas públicas para o Ensino Superior a Distância: um exame do papel da Universidade Aberta do Brasil. Ensaio: avaliação e políticas públicas em Educação, v. 28, n. 106, p. 156-177, jan./mar. 2020.

MENEZES, Weslei Clem; DA CONCEIÇÃO, Rita Aparecida; RIBEIRO, Sebastiana Luiza Bragança Lana. Design e inovação na capacitação tecnológica de professores para atuação na educação a distância (EAD). In: XIV Encuentro Latinoamericano de Diseño “Diseño en Palermo” X Congreso Latinoamericano de Enseñanza del Diseño Comunicaciones Académicas. 2019. p. 63. Disponível em: http://fido.palermo.edu/servicios_dyc/publicacionesdc/archivos/750_libro.pdf#page=63. Acesso em: 06 abr. 2021.

MEZZARI, Adelina; TAROUCO, Liane Margarida Rockenbach; AVILA, Barbara Gorziza; MACHADO, Geraldo Ribas; FAVERO, Rute Vera Maria; BULEGON, Ana Marli. Estratégias para detecção precoce de propensão à evasão. RIED. Revista Iberoamericana de Educación a Distancia, v. 16, n. 2, p. 147-175, 2013.

NELSON, Michelle; ODEN, Kristy; WILLIAMS, Laura. Student motivation to participate in asynchronous online discussions. Journal of Nursing Education and Practice, v. 9, n. 9, 2019.

PERCILIO, Ana Cristina Muniz; OLIVEIRA, Priscila Vieira. A utilização da linguagem na elaboração do material didático para EAD. CIET: EnPED, 2018. Disponível em: https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/98. Acesso em: 15 fev. 2020.

PORTO, Rebeca Cruz; GONÇALVES, Marina Pereira. Motivação e envolvimento acadêmico: um estudo com estudantes universitários. Psicologia Escolar e Educacional, v. 21, n. 3, p. 515-522, 2017.

RIBEIRO, Germano Oliveira; SILVA, Thomaz Edson Veloso; NUNES, Albano Oliveira; PINTO, Francisca Aparecida; VASCONCELOS, Francisco Herbert Lima. Perspectivas para a Redução da Evasão em EaD a partir da Avaliação da Qualidade do Ensino Online. Anais do Workshop de Informática na Escola, v. 20, n.1, p. 428-437, nov. 2014. Disponível em: https://www.br-ie.org/pub/index.php/wie/article/view/3126. Acesso em: 01 fev. 2020.

ROCHA, Jorge Vieira. Um estudo sobre a evasão na educação a distância. Revista Americana De Empreendedorismo e Inovação, v. 1, n. 2, p.49-56, 2019.

ROCHA, Evandro Franco; ROCHA, Valéria Campanelli Franco. Ead aplicada ao ensino superior: análise da infraestrutura relacionada à qualidade. Revista Acadêmica Online, v. n. 25, mar./abr. 2019.

RODRIGUES, Luciana Soares et al. A evasão em um curso de especialização em Gestão em Saúde na modalidade a distância. Interface (Botucatu), v. 22, n. 66, p. 889-901, 2018.

ROJO, P.T, VIEIRA, S.S; MASCARENHAS, S.H.Z; SANDOR, E.R; VIEIRA, C.R.S.P. Panorama da educação à distância em enfermagem no Brasil. Revista Esc Enferm, v. 45, n.6, p.1476-80, 2011.

SILVA, Izaqueline Jhusmicele Alcântara da; NASU, Vitor Hideo; LEAL, Edvalda Araujo; MIRANDA, Gilberto José. Fatores determinantes da evasão nos cursos de ciências contábeis no brasil. Revista GUAL, v. 13, n. 1, p. 48-69, jan./abr. 2020.

SOUZA, Clair Teresinha; PETRÓ, Caroline da Silva; GESSINGER, Rosana Maria. Um estudo sobre evasão no ensino superior do Brasil nos últimos dez anos. Anais... II Conferencia Latinoamericana sobre el Abandono de la Educácion Superior. 2012.

VELLOZO, Sarah Rachel Gonczarowska; CANELLA, Raquel dos Santos; DIAS, Aurimar Andrade; LEAL, Geraldo Sadoyama. Evasão na educação a distância: uma revisão sistemática. Revista EDaPECI, v. 19, n. 3, p. 85-94, 2019.

Downloads

Publicado

2025-06-10

Edição

Seção

Artigos