Cooperação Acadêmica Internacional: diga-me como e com quem cooperas e te direi que tipo de relacionamento tens

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1983-4535.2025.e104895

Palavras-chave:

Cooperação, Internacional, Relacionamento

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi descrever as práticas de cooperação acadêmica internacional entre pesquisadores dos PPGs de excelência das universidades estaduais do Paraná e pesquisadores no exterior, bem como descrever esta rede de relacionamentos. Esta pesquisa caracteriza-se como qualitativa, descritiva, ex-post-factum, cujos dados primários foram coletados por meio de 35 entrevistas semiestruturadas com professores. Os dados secundários utilizados foram os documentos dos PPGs estudados e o lattes dos 192 professores destes PPGs. Os dados coletados foram triangulados e analisados por meio da análise de conteúdo temática. A experiência internacional mais importante para os professores e para seus PPGs foi a formação no exterior. As práticas de Cooperação Acadêmica Internacional estão pautadas no esforço individual dos docentes para alavancar e desenvolver parcerias iniciadas a partir de contatos. Quando há necessidade de recursos financeiros, estruturais, materiais e tecnológicos para desenvolvimento da pesquisa, a cooperação tende a ser formalizada. Quando não dependem destes elementos, tendem a manter-se informais. Nas redes de relacionamentos entre os pesquisadores dos PPGs estudados e no exterior foram identificados laços muito fortes e muito imersos (quase-parentes e superamigos) e laços fortes e imersos (colegas de trabalho e sob demanda). Não foram identificados laços fracos ou amplos.

Biografia do Autor

Suzie Terci Kaetsu, Universidade Estadual de Maringá

Doutora em Administração pela UEM, Mestre em Administração pela UFPR, Bacharel em Administração pela UEM. Professora da UEM desde 2009. Atua no Departamento de Administração. Coordenadora do TCC em Administração. Coordenadora Adjunta do curso de Administração em 2023. Interesses de pesquisa: Internacionalização de Universidades.

Fabiane Cortez Verdu, Programa da Pós-Graduação em Administração

Graduada em Administração pela Faculdade de Ciências Administrativas e Contábeis de Lins (1994), Graduada em Tecnologia Em Processamento de Dados pela Faculdade de Informática de Lins (1991), Mestre em Administração pela Universidade Federal do Paraná (1999), Doutora em Administração pela Universidade Federal do Paraná (2010), Pós Doutora em Administração pela Universidade de Colônia (Alemanha, 2016). Professora da Universidade Estadual de Maringá (UEM) desde 2008, atua no departamento de Administração tanto na Graduação bem como no Programa de Pós Graduação em Administração (Mestrado e Doutorado). Interesses de pesquisa: Estratégias. Internacionalização de empresas. Internacionalização de Universidades. Ensino, Pesquisa e Extensão nas Universidades.

 

Referências

BARABÁSI, A.L.; JEONGA, H.; NÉDA, Z.; RAVASZ, E.; SCHUBERTD, A.; VICSEKB, T. Evolution of the social network of scientific collaborations. Physica A, v. 311, p. 590-614, 2002.

BARBOSA NETO, J.E.; CUNHA, J.A. Colaboração acadêmica em bancas de mestrado na pós-graduação stricto sensu em contabilidade. Contabilidade, Gestão e Governança, Brasília, v. 19, n. 1, p. 126-145, 2016.

BEAVER, D.D. Reflections on scientific collaboration. Scientometrics, 52, 2001.

BEELEN, J.; JONES, E. Defining internationalization at home. University World News, n. 393, 2015.

BIANCANI, S.; MCFARLAND, D.A. Social networks research in higher education. In: Higher Education (v. 28). Dordrecht: Springer Netherlands, 2013. p. 151-215.

BOZEMAN, B.; CORLEY, E. Scientists’ collaboration strategies. Research Policy, v. 33, n. 4, p. 599–616, 2004.

BOZEMAN, B.; DIETZ, J.S.; GAUGHAN, M. (2001). Scientific and technical human capital: an alternative model for research evaluation. International Journal of Technology Management, 22, 716-740, 2001.

BOZEMAN, B.; FAY, D. SLADE, C. Research collaboration in universities and academic entrepreneurship. Journal of Technological Transference, v. 38, p.1–67, 2013.

CAPES. Conceitos e Avaliações dos Programas de Pós-Graduação. Brasília, 2013. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/avaliacao/sobre-a-avaliacao/avaliacao-o-que-e/sobre-a-avaliacao-conceitos-processos-e-normas/conceito-avaliacao. Acesso em: 05 de outubro 2019.

CAPES. Relatórios de Avaliação 2010-2012. Brasília, 2013. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/avaliacao/avaliacao-trienal-2013/relatorios-de-avaliacao. Acesso em: 09 de outubro 2019.

CAPES. Avaliação Trienal 2010-2012: Documento de Área/27- Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo. Brasília, 2013. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/documentos/avaliacao/avaliacao-trienal-013/03022022_AdministraoCinciasContbeiseTurismo.pdf. Acesso em: 07 março 2022.

CARTER, H. M. Implementation of international competence strategies. In: KLASEK, C.B. et al. (Ed.). Bridges to the future. Carbondale: Association of International Education Administrators, 1992.

CAVALHEIRO, C.A. A internacionalização da Universidade Estadual de Maringá sob a perspectiva das pressões institucionais. 2019. 121 f. Dissertação (mestrado em Administração) - Universidade Estadual de Maringá, Maringá/PR, 2019.

CHAN, W.W.Y. International cooperation in higher education. Journal of studies in International Education, v. 8. n. 1, p. 32-55, 2004.

CHILDRESS, L.K. Internationalization plans for higher education institutions. Journal of Studies in International Education, v.13, n. 3, p. 289-309, 2009.

CHILDRESS, L.K. The twenty-first century university. International Journal of Educational Advancement, v.10, p. 119-122, 2010.

CLEGG, S.; CARTER, C.; KORNBERGER, M. SCHWEITZER, J. Strategy. SAGE, 2016.

CRANE, D. Invisible colleges. Chicago: The University of Chicago Press, 1972.

CRISWELL, J.R.; ZHU, H. Faculty Internationalization Priorities. FIRE: Forum for International Research in Education, v.2, n.2, p. 22-39, 2015.

DEWEY, P.; DUFF, S. Reason before passion. Higher Education, v. 58, n. 4, 491–504, 2009.

DOMINGUES, A.A. A coordenação estratégica das políticas de colaboração internacional em ciência e tecnologia. Conjuntura Global, v. 4, n.3, 2015, p. 351-368.

DUARTE, R.G.; CASTRO, J M.; CRUZ, A.L.A.; MIURA, I.K. O papel dos relacionamentos interpessoais na internacionalização de instituições de ensino superior. Educação em Revista, v. 28, n. 1, p. 343-370, 2012.

EDGE, D. Quantitative measures of communication in science. History of Science, v. 17, p. 102-134, 1979.

EISEND, M.; SCHMIDT, S. The influence of knowledge-based resources and business scholars’ internationalization strategies on research performance. Research Policy, v. 43, n. 1, p. 48-59, 2014.

FINKELSTEIN, M.; WALKER, E.; CHEN, R. The American faculty in an age of globalization. Higher Education, v. 66, n. 3, p. 325-340, 2013.

FRAME, J.D.; CARPENTER, M.P. International Research Collaboration. Social Studies of Science, v.9, n. 4, 481-497, 1979.

FRIESEN, R. Faculty Member Engagement in Canadian University Internationalization. Journal of Studies in International Education, v. 17, n.3, p. 209-227, 2013.

GEORGHIOU, L. Global cooperation in research. Research Policy, n. 27, p. 611–626, 1998.

GLÄNZEL, W.; SCHUBERT, A. Analysing scientific networks through coauthorship. In: MOED, H.F.; GLÄNZEL, W.; SCHMOCH, U. Handbook of quantitative science and technology research. Netherlands: Kluwer Academic, 2004.

GRANOVETTER, M. Economic action and social structure. American Journal of Sociology, v. 91, n. 3, 1985.

GRANOVETTER, M. The strength of weak ties. American Journal of Sociology, v. 78, n. 6, p. 1360-1380, 1973.

GRANOVETTER, M. The strength of weak ties. Sociological Theory, v.1, p. 201-233, 1983.

GRANOVETTER, M.; SWEDBERG, R. The Sociology of Economic Life. 2 ed. Cambridge, MA: Westview Press, 2000.

HARA, N.; SOLOMON, P.; KIM, S.L.; SONNENWALD, D.H. An emerging view of scientific collaboration. Journal of the American Society for Information Science and Technology, v. 54, p. 952-965, 2003.

JHA, Y.; WELCH, E.W. Relational mechanisms governing multifaceted collaborative behavior of academic scientists in six fields of science and engineering. Research Policy, v. 39, n. 9. p. 1174-1184, 2010

JOHNSON, D.W.; JOHNSON, R.T. Cooperation and competition. Edina, MN: Interaction Book Company,1989.

KATZ, J.S.; MARTIN, B.R. What is research collaboration? Research Policy, v. 26, p. 1-18, 1997.

KNIGHT, J. Internationalization remodeled. Journal of Studies in International Education, 8, 2004, p.5-31

KNOBEL, M.; SIMÕES, P.; CRUZ, H.B. international collaborations between research universities. Studies in Higher Education, v. 38, n. 3, p. 405-424, 2013.

LARNER, W. Globalising knowledge networks. Geoforum, v. 59, 2015.

LEAL, F.; STALLIVIERI, L.; MORAES, M. Indicadores de internacionalização. Rev. Inter. Educ. Sup., v. 4, n. 1 p. 52-73, 2018.

LEITE, D.; PINHO, I. Evaluating collaboration networks in higher education research. Springer, 2016.

LEWIS, J.; LETINA, S.; WOELERT, P. Research collaboration. Melbourne School of Government. Disponível em: http://hdl.handle.net/11343/129582. Acesso em: 07 março 2022.

LEWIS, J.M. Connecting and cooperating. Sydney: UNSW Press, Sydney, 2010.

LEWIS, J.M.; ROSS, S; HOLDEN, T. The how and why of academic collaboration. Higher Education, v. 64, n. 5, p. 693-708, 2012.

LOUBACK, R.C.B. A cooperação acadêmica internacional sob a ótica dos gestores. 2016. Tese (Doutorado em Relações Internacionais) – PUC/MG, Belo Horizonte, 2016.

LUUKKONEN, T.; PERSSON, O.; SIVERTSEN, G. Understanding patterns of scientific collaboration. Science, Technology and Human Values, v. 17, n. 1, p. 101-126, 1992.

MARTES, A.C.B; BULGACOV, S.; NASCIMENTO, M.R.; GONÇALVES, S.A.; AUGUSTO, P.M. Fórum: redes sociais e interorganizacionais. RAE, v. 46, n. 3, 2006.

MEADOWS, A. J. Communication in Science. London: Butterworths, 1974.

MIDDLEHURST, R.; FIELDEN, J. Taking a fresh look at internationalisation in higher education. Internationalisation of Higher Education, B1.1-6, n.1, 2016.

MIURA, I.K. O processo de internacionalização da Universidade de São Paulo. In: EnANPAD, 33, 2009, São Paulo. Anais... São Paulo: EnANPAD, 2009.

MOODY, J. The structure of a social science collaboration network. American Sociological Review, v. 69, n. 2, p. 213-238, 2004.

MOREY, A.I. Major trends impacting faculty roles and rewards. In: EGGINS, H. (Ed). Globalization and reform in higher education. Berkshire: Open University Press, 2003, p. 68-85.

NEVES, T.; LAVARDA, R.; MARTINS, C. práticas estratégicas de internacionalização de programas de pós-graduação. Internext, v. 14, n. 2, p. 93-110, 2019.

NEWMAN, M.E.J. Coauthorship networks and patterns of scientific collaboration. Proceedings of the National Academy of Sciences of the United States of America, v. 101, n. 1, p. 5200-5205, 2004.

NEWMAN, M.E.J. From the Cover. Proceedings of the National Academy of Sciences of the United States of America, v. 98, n. 2, p. 404-409, 2001.

NHORIA, N.; ECCLES, R.G. Networks and organizations. Boston: Harvard Business 1994.

NILSSON, B. Internationalisation at home from a Swedish perspective. Journal of Studies in International Education, v. 7, n. 1, p. 27-40, 2003.

NYANGAU, J. Motivations of faculty engagement in internationalization. Forum for International Research in Education, v. 4, n. 3, 2018, p. 7-32, 2018.

OLIVEIRA, M.R.; GRIKE, F.; TODESCHINI, I. Internacionalização da educação superior. Revista Espacios, v. 38, n. 10, 2017.

OLIVEIRA, P.S. Internacionalização da educação superior. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) – UFB, Salvador, 2018.

PROCTOR, D. Faculty and international engagement. International Higher Education, n. 83, p. 15-17, 2015.

RAMOS, M.Y. Internacionalização da pós-graduação no Brasil. Educação e Pesquisa, v. 44, 2018.

RIGBY, J; EDLER, J. Peering inside research networks. Research Policy, v. 34, n. 6, p. 784-794, 2005.

ROBSON, S. Internationalization at home. Educação, v. 40, n. 3, p. 368-374, 2017.

ROGER, J.D.; BOZEMAN, B.; CHOMPALOV, I. Obstacles and opportunities in the application of network analysis to the evaluation of R&D. Research Evaluation, v. 10, n. 3, p. 161–172, 2001.

ROMANI-DIAS, M.; CARNEIRO, J.M.T., BARBOSA, A. S. Internationalization of higher education institutions. International Journal of Educational Management, v. 33, n. 2, p. 300-316, 2019.

ROSSONI, L.; GUARIDO FILHO, E.J. Cooperação entre Programas de Pós-Graduação em Administração no Brasil. RAC, v. 13, n. 3, p. 366-390, 2009

ROTHSTEIN, M.G.; DAVEY, L.M. Gender differences in network relationships in academia. Women in Management Review, v. 1, n. 6, p. 20-25, 1995.

SANCHES, F.C.; SCHMIDT, C.M.; CIELO, I.D; WENNINGKAMP, K.R. International scientific cooperation of research groups in executive secretariat of Brazil. Revista de Gestão e Secretariado, v.7, n. 3, p. 21-46, 2016.

SANDERSON, G. A Foundation for the internationalization of the academic self. Journal of Studies in International Education, v. 12. n. 3, p. 276-307, 2008.

SANDERSON, G. Internationalisation and teaching in higher education. Higher Education Research & Development, v. 30, n. 5, p. 661-676, 2011.

SCOTT, J. Social network analysis. 2 ed. London: Sage, 2003.

SILVA, S.M.; ROCHA NETO, I.; SCHETINGER, M.R.C. O Processo de Internacionalização da Pós-Graduação Stricto Sensu Brasileira. Contexto e Educação, v. 33, n.105, 2018.

SOLLA PRICE, D.J. O desenvolvimento da ciência. RJ: LTC, 1976.

SOLLA PRICE, D.J.; BEAVER, D.B. Collaboration in an invisible college. American Psychologist, v. 21, p. 1011-1018, 1966.

SONNENWALD, D.H. Scientific collaboration. Annual Review of Information Science and Technology, v. 41, p. 643-681, 2007.

STALLIVIERI, L. Estratégias de internacionalização das universidades brasileiras. Caxias do Sul: Educs, 2004.

STALLIVIERI, L. O processo de internacionalização nas instituições de ensino superior. Revista do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras, v. 24, n. 48, p. 35-57, 2002.

STOKES, T.D.; HARFLEY, J.A. Coauthorship, social structure and influence within specialties. Social Studies of Science, v. 19, n. 1, p. 101–125, 1989.

SUNDET, M. The ties that bind. Globalisation, Societies and Education, v. 14, n. 4, p. 513–527, 2015.

SUNDET, M. Walking the talk. In: SUNDET, M.; FORSTORP, P.A.; OERTENBLAD, A. (eds). Higher Education in the High North. Higher Education Dynamics, v. 48, 2017.

SUTTON, S.B. Nine Principles for Achieving the Full Potential of Collaborative Partnerships. International Educator, v. 24, n. 1, p. 48-51, 2015.

SUTTON, S.B. Transforming Internationalization through Partnerships. International Educator, p. 60-63, 2010.

UZZI, B. Social structure and competition in interfirm networks. Administrative Science Quarterly, v. 42, n. 1, p. 35-67, 1997.

VAN RIJNSOEVER, F.J.; HESSELS, L.K. Factors associated with disciplinary and interdisciplinary research collaboration. Research Policy, v. 40, n. 3, p. 463-472, 2011.

VANZ, S.A.; STUMPF, I.R.C. Colaboração científica. Perspectivas em Ciência da Informação, v. 15, n. 2, p. 42-55, 2010.

VERDU, F.C. EMI como Estratégia de Internacionalização em casa: um estudo no PPA da UEM. Revista Práticas em Gestão Pública Universitária, v. 3, p. 3-15, 2019.

WAGNER, C.S. International collaboration in science. University of Amsterdam. Tese de Doutorado, 2004.

WAGNER, C.S.; LEYDESDORFF, L. Network structure, self-organization, and the growth of international collaboration in science. Research Policy, v. 34, n. 10, p. 1608-1618, 2005.

WASSERMAN, S.; FAUST, K. Social network analysis. New York: Cambridge University Press, 2007.

WEISZ, J.; ROCO, M.C. Redes de pesquisa e educação em engenharia nas américas. Rio de Janeiro: FINEP, 1996.

WELLMAN, B.; BERKOWITZ, S. D. (Eds.). Structural analysis in the social sciences. v. 2. New York: Cambridge University Press, 991.

WILLIS, I.; STRIVENS, J. Academic developers and international collaborations. International Journal for Academic Development, v. 20, n. 4, p. 333-344, 2015.

WUCHTY, S.; JONES, B. F.; UZZI, B. The increasing dominance of teams in production of knowledge. Science, v. 316, p. 1036-1039, 2007.

ZHAO, L.; ZHANG, O. WANG, L. Benefit distribution mechanism in the team members´ scientific research collaboration network. Scientometrics, v. 100, p. 363–389, 2014.

Publicado

2025-09-25

Edição

Seção

Artigos