Contribuição das Unidades de Inovação no desenvolvimento de produtos universitários

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1983-4535.2025.e105094

Palavras-chave:

Produtos Universitários, Unidades de Inovação, Universidades Públicas

Resumo

Este artigo objetiva analisar a contribuição das unidades de inovação (UIs) no desenvolvimento de produtos universitários. Foi realizado um estudo de natureza qualitativa, com quatorze gestores que atuam em sete unidades de inovação de universidades públicas brasileiras. Os resultados possibilitaram a identificação de fatores relacionados às principais contribuições das unidades de inovação nos produtos universitários: Difusão Tecnológica, Educação, Novo Conhecimento, Novos Produtos e Negócios, Pesquisa Contratada, Produtos Culturais e Trabalho Especializado. Além desses produtos, emergiram dos dados os Produtos Sociais e os Produtos Legais e Processuais, que caracterizam algumas das inovações conceituais do estudo. Conclui-se que as UIs estudadas, ao exercerem seus papéis, contribuem para o desenvolvimento das universidades públicas e com a efetivação da sua missão, que inclui ofertar políticas de ensino, pesquisa, extensão e inovação que promovam o desenvolvimento científico, cultural, econômico e social da sociedade.

Biografia do Autor

Eufrásio Vieira dos Anjos Júnior, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba

Doutorado em Administração pelo PPGA - UFPB, Mestrado em Engenharia de Produção pelo PPGEP - UFPB (2015), possui Pós-Graduação em Gestão Logística pela Faculdade Maurício de Nassau (2011), Graduação em Administração pela Universidade Federal da Paraíba (2010) e Graduação em Licenciatura Plena em Letras pela Universidade Estadual da Paraíba (2008). Atuo como professor no Curso de Administração de Empresas no Centro Universitário UNIFACISA e professor no Curso de Gestão Comercial no IFPB, atuei no curso de Administração da Faculdade ASPER e como professor substituto da Universidade Federal da Paraíba - Campus III. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Compras de uma multinacional.

Anielson Barbosa da Silva, Universidade Federal da Paraíba

Professor Titular do Departamento de Administração da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Pós-Doutorado em Psicologia pela Universidade de Valência - Espanha. Doutorado em Engenharia de Produção, com área de concentração em Gestão de Negócios, pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005). Mestrado em Administração com área de concentração em Organizações e Recursos Humanos, pela Universidade Federal da Paraíba (1999) e Graduação em Administração pela Universidade Federal da Paraíba (1996). Coordenador do Núcleo de Estudos em Aprendizagem e Conhecimento (NAC), grupo de pesquisa cadastrado no CNPq. Fundador do Observatório de Pesquisa e Prática em Administração (OPPA). Diretor de Ensino de Pós-Graduação da ANPAD (2018-2020). Coordenador do Consórcio Doutoral da Anpad (2015). Coordenador da Divisão de Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade da ANPAD (2013-2014) e Membro do Comitê Científico da Divisão de Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade da ANPAD (Biênio 2009-2010 e 2011-2012). Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal da Paraíba (2011-2013). Publicou 95 artigos em periódicos especializados, 9 livros publicados/organizados, 30 capítulos de livros e 127 trabalhos em anais de eventos. Orientou 71 trabalhos de conclusão de Curso de Graduação, 36 de Iniciação Científica, 9 de Especialização, 28 dissertações de mestrado, 10 teses de Doutorado e 1 Supervisão de Pós-Doutorado. Atualmente orienta 4 dissertações de Mestrado e 5 de Doutorado. Recebeu 21 prêmios e títulos. Interesse de pesquisas nas áreas de Aprendizagem Gerencial e Organizacional, Gestão por Competências, Comportamento Organizacional e Gestão Universitária.

Referências

ALMEIDA, L. R. S.; CORDEIRO, E. P. B.; SILVA, J. A. G. Proposições acerca do ensino de Empreendedorismo nas instituições de ensino Superior brasileiras: uma revisão bibliográfica. Revista de Ciência da Administração, v. 20, n. 52, p. 109-122, 2019.

ANDRADE, H. S.; TORKOMIAN, A. L. V.; CHAGAS JUNIOR, M. F.; URBINA, L. M.; SILVA, M. B. A necessidade de inovação nos processos dos Núcleos de Inovação e Tecnológica. In: ANDRADE, H. S.; TORKOMIAN, A. L. V.; CHAGAS JUNIOR, M. F. (Org.). Boas práticas de gestão em núcleos de inovação tecnológica: experiências inovadoras. Jundiaí: Edições Brasil, 2018.

AUDRETSCH, D.; CUNNINGHAM, J.; KURATKO, D.; LEHMANN, E.; MENTER, M. Entrepreneurial eco-systems: economic, technological, and societal impacts. Journal of Technology Transfer, v. 44, n. 2, p. 313-325, 2019.

AUDY, J. A inovação, o desenvolvimento e o papel da universidade. Estudos Avançados, v. 90, n. 90, p. 75-80, 2017.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.

BECK, S.; BERGENHOLTZ, C.; BOGERS, M.; BRASSEUR, T. M.; CONRADSEN, M. L.; DI MARCO, D.; DISTEL, A. P.; DOBUSCH, L.; DÖRLER, D.; EFFERT, A.; FECHER, B.; FILIOU, D.; FREDERIKSEN, L.; GILLIER, T.; GRIMPE, C.; GRUBER, M.; HAEUSSLER, C.; HEIGL, F.; HOISL, K.; XU, S. M. The open innovation in science research field: A collaborative conceptualisation approach. Industry and Innovation, v. 29, n. 2, p. 136-185, 2022.

BONACELLI, M. B. M.; CARNEIRO, A. M.; GIMENES, A. M. N. A universidade em um contexto de mudanças: integrando ciência, tecnologia e inovação. Revista de Propriedade Intelectual - Direito Contemporâneo e Constituição Direito, v. 10, n. 1, p. 115-133, 2016.

BRASIL. Lei n. 10.973, de 02 de dezembro de 2004. Dispõe sobre incentivos à inovação e à pesquisa científica e tecnológica no ambiente produtivo e dá outras providências. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2004/lei/l10.973.htm. Acesso em: 16 jan. 2025.

BRASIL. Lei n. 13.243, de 11 de janeiro de 2016. Dispõe sobre estímulos ao desenvolvimento científico, à pesquisa, à capacitação científica e tecnológica e à inovação. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2016/Lei/L13243.htm. Acesso em: 16 jan. 2025.

CALDARELLI, C.; CAMARA, M.; PERDIGÃO, C. Instituições de ensino superior e desenvolvimento econômico: o caso das universidades estaduais paranaenses. Revista Planejamento e Políticas Públicas, n. 44, p. 85-112, 2015.

CAMARGO, M. Cultura patrimonial e a universidade de São Paulo. Revista CPC, v. 23, p. 6-9, 2017.

CAVIGGIOLI, F.; DE MARCO, A.; MONTOBBIO, F.; UGhetto, E. The licensing and selling of inventions by US universities. Technological Forecasting & Social Change, v. 159, p. 1-19, 2020.

CINAR, R.; BENNEWORTH, P. Why do universities have little systemic impact with social innovation? An institutional logics perspective. Growth and Change, v. 52, p. 751-769, 2021.

CORSINO, M.; TORRISI, S. University engagement in open innovation and intellectual property: evidence from university–industry collaborations. Journal of Industrial and Business Economics, v. 50, p. 781-813, 2023.

CRESWELL, J. W. Investigação Qualitativa e Projeto de Pesquisa: Escolhendo entre Cinco Abordagens. 3. ed. São Paulo: Penso, 2014.

CUALHETA, L. P.; ABBAD, G. D. S. What does entrepreneurship education look like in Brazil? An analysis of undergraduate teaching plans. Education Training, v. 63, n. 7/8, p. 1043-1057, 2021.

DORNELLES, P. S.; CARVALHO, C. R. A.; CASTRO, A. R. S. F. O curso de pós-graduação em acessibilidade cultural da Universidade Federal do Rio de Janeiro e suas ações de ensino, pesquisa e extensão. Revista FAEEBA, v. 26, n. 50, p. 105-117, 2017.

ETZKOWITZ, H. Innovation in innovation: the triple helix of university-industry-government relations. Social Science Information, v. 42, n. 3, p. 293-337, 2003.

ETZKOWITZ, H. The evolution of entrepreneurial university. International Journal of Technology and Globalization, v. 1, n. 1, p. 64-774, 2004.

ETZKOWITZ, H.; ZHOU, C. Hélice tríplice: inovação e empreendedorismo universidade-indústria-governo. Estudos Avançados, v. 31, n. 90, p. 23-48, 2017.

EVERS, G. The impact of the establishment of a university in a peripheral region on the local labour market for graduates. Regional Studies, Regional Science, v. 6, n. 1, p. 319-330, 2019.

FAEDO, J. Y. Y.; SILVA, M. A. C. Fatores facilitadores de inovação em universidades: Contribuições de casos brasileiros. International Journal of Knowledge Engineering and Management (IJKEM), v. 8, n. 20, p. 50-75, 2019.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 9. ed. Rio de Janeiro: Grupo GEN, 2022.

GODDARD, J.; ROBERTSON, D.; VALLANCE, P. Universities, technology and innovation centers and regional development: the case of the North-East of England. Cambridge Journal of Economics, v. 36, p. 609-627, 2012.

GODOI, C. K.; BALSINI, C. P. V. A pesquisa qualitativa nos estudos organizacionais brasileiros: uma análise bibliométrica. In: GODOI, C. K.; BANDEIRA-DE-MELLO, R.; SILVA, A. B. (Orgs.). Pesquisa qualitativa em estudos organizacionais: paradigmas, estratégias e métodos. São Paulo: Saraiva, p. 89-114, 2012.

GODOI, C. K.; MATTOS, P. L. A entrevista qualitativa: instrumento de pesquisa e evento dialógico. In: GODOI, C. K.; BANDEIRA-DE-MELLO, R.; SILVA, A. B. (Orgs.). Pesquisa qualitativa em estudos organizacionais: paradigmas, estratégias e métodos. São Paulo: Saraiva, p. 301-323, 2012.

GOLDEMBERG, J. Em busca da excelência. Revista USP, v. 105, p. 51-64, 2015.

GONÇALVES, S. V.; TEIXEIRA, C. S.; SOUZA, M. V.; SANTOS, N. Interatividade mútua em sites de parques científicos, tecnológicos e de inovação para geração de capital social. Perspectivas em Gestão e Conhecimento, v. 9, n. 2, p. 112-127, 2019.

GUERRERO, M.; URBANO, D. A research agenda for entrepreneurship and innovation: the role of entrepreneurial universities. In: AUDRETSCH, D. B.; LEHMANN, E. E.; LINK, A. N. (Ed.). A Research Agenda for Entrepreneurship and Innovation. Cheltenham: Edward Elgar Publishing, p. 107-133, 2019.

GUERRERO, M.; URBANO, D.; GAJÓN, E. Entrepreneurial university ecosystems and graduates’ career patterns: Do entrepreneurship education programmes and university business incubators matter? The Journal of Management Development, v. 39, n. 5, p. 753-775, 2020.

GUERRERO, M.; VELASCO, C. A. S.; MAHTO, R. Intermediaries and social entrepreneurship identity: implications for business model innovation. International Journal Entrepreneurial Behavior & Research, v. 27, n. 2, p. 520-546, 2021.

HILL, E.; LENDEL, I. The impact of the reputation of bio-life science and engineering doctoral programs on regional economic development. Economic Development Quarterly, v. 21, p. 223-243, 2007.

KLAUMANN, A. P.; TATSCH, A. L. A Extensão Universitária como um caminho para a Inovação Social: análises a partir da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Revista Brasileira de Inovação, v. 22, e023006, p. 1-34, 2023.

KUMASAKA, J. M. V. C.; CRUZ, B. B.; ALVES, F. S. A.; MENDONÇA, A. T. B. B. Escalabilidade da inovação social em um banco comunitário. Revista Eletrônica de Administração - ReAd, v. 28, n. 1, p. 232-261, 2022.

LEAL, C. I. S.; FIGUEIREDO, P. N. Inovação tecnológica no Brasil: desafios e insumos para políticas públicas. Revista de Administração Pública, v. 55, n. 3, p. 512-537, 2021.

LEHMANN, E. E.; MEOLI, M.; PALearI, S.; STOCKINGER, S. A. The role of higher education for the development of entrepreneurial eco-systems. European Journal of Higher Education, v. 10, n. 1, p. 1-9, 2020.

LENDEL, I. The impact of research universities on regional economies: The concept of university products. Economic Development Quarterly, v. 24, n. 3, p. 210-230, 2010.

LENDEL, I.; QIAN, H. Inside the great recession: University Products and regional economic development. Growth and Change, v. 48, n. 1, p. 153-173, 2017.

LIMA, E.; LOPES, R. M. A.; NASSIF, V. M. J.; SILVA, D. Ser seu próprio patrão? Aperfeiçoando-se a educação superior em empreendedorismo. Revista de Administração Contemporânea, v. 19, n. 4, p. 419-439, 2015.

LOTUFO, R. A. A institucionalização de Núcleos de Inovação Tecnológica e a experiência da Inova Unicamp. In: SANTOS, M. E. R.; TOLEDO, P. T. M.; LOTUFO, R. A. (Orgs.). Transferência de tecnologia: estratégias para a estruturação e gestão de Núcleos de Inovação Tecnológica. Campinas: Komedi, p. 41-73, 2009.

MAEHLER, A. E.; CASSANEGO JÚNIOR, P. V.; SCHUCH JÚNIOR, V. F. A universidade e o desenvolvimento de empresas de base tecnológica. Revista de Administração e Contabilidade da Unisinos, v. 6, n. 1, p. 27-36, 2009.

MEDEIROS, C. B.; MACHADO, L. C. R.; PEREIRA, L. C. A.; COSTA, I. C. A.; GOMEZ, C. P. Inovação social e empreendedorismo social: uma análise sob a perspectiva da economia solidária. GESTÃO.Org - Revista Eletrônica de Gestão Organizacional, v. 15, n. 1, p. 61-72, 2017.

NOVELI, M.; SEGATTO, A. P. Processo de cooperação universidade-empresa para a inovação tecnológica em parque tecnológico: evidências empíricas e proposição de um modelo conceitual. Revista de Administração e Inovação, v. 9, n. 1, p. 81-105, 2012.

OLIVEIRA, V. G.; DEPONTI, C. M. A contribuição das universidades para o desenvolvimento regional: um estudo a partir da visão schumpeteriana de inovação e de desenvolvimento econômico. Revista do Desenvolvimento Regional, v. 13, n. 1, p. 75-88, 2016.

ORTEGA Y GASSET, J. Missão da universidade. Rio de Janeiro: EDUERJ, 1999.

PINHEIRO, R.; LANGA, P. V.; PAUSITS, A. One and two equals three? The third mission of higher education institutions. European Journal of Higher Education, v. 5, n. 3, p. 233-249, 2015.

PINTUCCI, G. O.; FRAGA, L. S. Agências de inovação nas universidades: uma análise sob a ótica da sua relação com a tecnologia social. Revista Tecnologia e Sociedade, v. 17, n. 46, p. 131-151, 2021.

RAMOS FILHO, A. F. Contribuição da produção e formas de atuação das instituições de ensino superior para o desenvolvimento regional: uma proposta de modelo interativo. 2020. Tese de Doutorado em Administração. Universidade Federal da Paraíba. Repositório da UFPB. Disponível em: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18106?locale=pt_BR.

RAMOS FILHO, A. F. Impactos indiretos das instituições de educação superior para o desenvolvimento regional. REUNA, v. 28, n. 1, p. 59-78, 2023.

RAVANELLO, F.; PEREIRA, B. A. D.; SANTOS, M. M. C.; KLEIN, L. L. O desenvolvimento dos ambientes de inovação: uma análise a partir da governança de parques tecnológicos e incubadoras. Revista Estratégia e Desenvolvimento, v. 5, n. 2, p. 1-19, 2021.

REIS, D. A.; FLEURY, A. L.; BENTO, T.; FABBRI, K.; ORTEGA, L. M.; BAGNATO, V. Application of new agile approaches at University of São Paulo innovation agency’s entrepreneurship and innovation course. Gestão & Produção, v. 26, n. 4, p. 1-15, 2019.

ROCHA, E. L. de C.; FREITAS, A. A. F. Avaliação do ensino do empreendedorismo entre estudantes universitários por meio do perfil empreendedor. Revista de Administração Contemporânea, v. 18, n. 4, p. 465-486, 2014.

ROMERO, E. C.; FERREIRA, J. J.; FERNANDES, C. I. The multiple faces of the entrepreneurial university: a review of the prevailing theoretical approaches. The Journal of Technology Transfer, v. 46, n. 4, p. 1173-1195, 2021.

SALUME, P. K.; DIAS, G. F.; JUNQUEIRA, L. R.; GUIMARÃES, L. O. Estímulo ao empreendedorismo no ensino superior sob a perspectiva dos discentes. Revista Adm. FACES Journal, v. 20, n. 1, p. 8-18, 2021.

SANTOS, S. X.; MIRANDA, A. L. B. B.; NODARI, C. H.; FROEHLICH, C.; SENA, D. C. O papel estratégico dos NITs na política de inovação das Instituições de ensino superior do Rio Grande do Norte e da Paraíba. Revista Eletrônica Gestão & Sociedade, v. 14, n. 38, p. 3545-3576, 2020.

SCHAEFFER, P. R.; GUERRERO, M.; FISCHER, B. B. Mutualism in ecosystems of innovation and entrepreneurship: A bidirectional perspective on universities’ linkages. Journal of Business Research, v. 134, p. 184-197, 2021.

SIGNORI, G. G.; GUIMARÃES, J. C. F.; SEVERO, E. A.; ROTTA, C. Gamification as an innovative method in the processes of learning in higher education institutions. International Journal of Innovation and Learning, v. 24, p. 115-137, 2018.

TAI, S. Y. T. T.; DAVIDS, M. Evolving roles and dynamic capabilities of an innovation agency: the Dutch Rijksnijverheidsdienst, 1910–1940. Technology Analysis & Strategic Management, v. 28, n. 5, p. 614-626, 2016.

TINOCO, F. F. O.; LAVERDE, F. P. Hacia un modelo de educación para el emprendimiento: Una mirada desde la teoría social cognitiva. Cuadernos de Administración, v. 24, n. 43, p. 13-33, 2011.

TSENG, F. C.; HUANG, M. H.; CHEN, D. Z. Factors of university–industry collaboration affecting university innovation performance. The Journal of Technology Transfer, v. 45, n. 2, p. 560-577, 2020.

TUKOFF-GUIMARÃES, Y. B.; KNIES, C. T.; PENHA, R.; RUIZ, M. S. Patentes valuation in core innovation: Case study of a Brazilian public university. Innovation & Management Review, v. 18, n. 1, p. 34-50, 2021.

VASCONCELOS, I. F. F. G.; IRIGARAY, H. A. R.; LEAL, F. B.; CARVALHO, L. A. Inovação tecnológica radical e mudança organizacional: a institucionalização de organizações resilientes e formas de trabalho mais substantivas. Caderno EBAPE.BR, v. 17, n. 4, p. 895-922, 2019.

VOLLES, B. K.; GOMES, G.; PARISOTTO, I. R. S. Universidade empreendedora e transferência do conhecimento e tecnologia. Revista Eletrônica de Administração – ReAd, v. 86, n. 1, p. 137-155, 2017.

WAIZBORT, L. Formação, especialização, diplomação: da universidade à instituição de ensino superior. Tempo Social, v. 27, n. 2, p. 45-74, 2015.

Downloads

Publicado

2025-06-10

Edição

Seção

Artigos