Interação Universidade-Empresa no ensino de Administração: o caso da disciplina de Laboratório de Práticas de Gestão
DOI:
https://doi.org/10.5007/1983-4535.2025.e106814Palavras-chave:
Interação Universidade-Empresa, Metodologias ativas de ensino, Curso de AdministraçãoResumo
A interação universidade-empresa (U-E), no contexto das metodologias ativas de ensino, busca criar um ambiente colaborativo que maximize o potencial de aprendizado ao integrar recursos acadêmicos e práticos, permitindo que as Instituições de Educação Superior (IES) promovam atividades mais aplicadas e inovadoras. Isso é válido para diversas áreas do conhecimento, em especial ao campo da Administração, tendo em vista a formação de profissionais para vários setores da economia. Com base nisso, este estudo tem o objetivo de analisar as contribuições da interação U-E aos diferentes atores envolvidos na disciplina de Laboratório de Práticas de Gestão (LPG), vinculada ao Curso de Administração. Por meio de um estudo de caso único realizado em uma Instituição Comunitária de Educação Superior (ICES) do sul do Brasil, entrevistas foram realizadas com todos os atores participantes da disciplina em questão, como docentes, discentes e empreendedores ou gestores, assim como pesquisa em fontes secundárias. Os principais resultados apontam que a interação U-E promove benefícios para todos os atores mencionados, como a formação acadêmica estreitamente relacionada à realidade empresarial, a troca de expertise entre os envolvidos, o uso de metodologias inovadoras em sala de aula, a geração de soluções ou alternativas para os desafios apresentados pelas empresas participantes, dentre outros.
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