Sistema de informação gerencial observatório da educação

Autores

  • Oscar Dalfovo
  • Lucimar Lídia Depiné Dalfovo

DOI:

https://doi.org/10.5007/1983-4535.2009v2n1p60

Resumo

A competitividade de um mundo globalizado e em constante mudança exige que as instituições de ensino superior estejam sempre atentas e em busca da qualidade e satisfação de seus alunos. Estes itens são decisivos para assegurar a continuidade das instituições mais tradicionais, uma vez que novas faculdades e cursos surgem a cada ano, e também para garantir que estas novas instituições tornem-se competitivas e mantenham-se no mercado.  Para fiscalizar a qualidade e ajudar os alunos na sua escolha, o Ministério da Educação – MEC e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES avaliam a atuação dos cursos de graduação e pós-graduação ofertados pelas instituições de ensino superior. O Programa de Pós-Graduação em Administração – PPGAd da Fundação Universidade Regional de Blumenau – FURB, o qual é recomendado pela CAPES desde 2000, também está em busca de qualidade e satisfação dos seus alunos. Para auxiliá-lo nesta tarefa, este trabalho apresenta o protótipo do Sistema de Informação Gerencial Observatório da Educação. Este sistema, o qual foi desenhado a partir do mapa estratégico do PPGAd da FURB, permite aos usuários visualizar informações relevantes para a tomada de decisão estratégica. Para o desenvolvimento deste trabalho foi utilizada a pesquisa exploratória com abordagem qualitativa.

Downloads

Publicado

2009-06-05

Edição

Seção

Artigos