Pressupostos da cognição e as ferramentas da web 2.0: aspectos relevantes no processo de gestão de IES privada

Autores

  • Thiago Henrique Almino Francisco Universidade Federal de Santa Catarina
  • Emillie Michels Universidade Federal de Santa Catarina
  • Expedito Michels Universidade Federal de Santa Catarina
  • Alexandre Moraes Ramos Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5007/1983-4535.2011v4n1p01

Resumo

Este trabalho preleciona contextualizar de que modo as interações cognitivas podem facilitar a utilização das ferramentas da Web 2.0 no processo de gestão de uma instituição de ensino privada, auxiliando a construção de uma epistemologia gerencial às instituições que atuam neste segmento. A digressão teórica elenca aspectos relacionados à epistemologia da cognição e seus pressupostos, além dos conceitos que se voltam a compreensão do ensino superior privado e da avaliação institucional como método de construção de uma identidade institucional e, ainda, quanto à utilização das ferramentas da Web 2.0 na fundamentação deste processo. Para tanto, será desenvolvida uma pesquisa acadêmica, aplicada, baseada na documentação direta configurando-se como uma pesquisa básica e, quanto aos objetivos, classificada como exploratória, predominantemente qualitativa, classificando-se como uma pesquisa-ação. Para a coleta de dados serão consideradas as bases voltadas à pesquisa estruturada. Os resultados permitem concluir, entre outros aspectos, que interações cognitivas facilitam a utilização das ferramentas da Web 2.0, pois que permitem a construção do conhecimento gerencial a uma reflexão orientada pelos membros de seu corpo social da instituição em busca de uma epistemologia a partir de processos vinculados à conscientização de seu corpo social.

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Publicado

2011-06-05

Edição

Seção

Artigos