Utilização da metodologia BPM para adequação de um sistema de gestão integrada e retenção de conhecimento em uma instituição pública de ensino superior

Autores

  • Raquel Sá Brito Rojas Universidade Federal de Santa Catarina
  • Dante Luiz Juliatto Universidade Federal de Santa Catarina
  • Édio Facchini Universidade Federal de Santa Catarina
  • Rafael Pintus Pereira Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5007/1983-4535.2011v4nespp115

Palavras-chave:

Gerenciamento por processos do negócio_BPM, Gestão do conhecimento, Gestão integrada.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo realizar um estudo de caso da aplicação da metodologia de Gerenciamento por Processos do Negócio (BPM) em uma Instituição Pública de Ensino Superior a fim de reter o conhecimento dentro da instituição e de gerir o sistema de forma integrada. Foi utilizada a metodologia BPM que pretende o levantamento de informações em todos os níveis hierárquicos da organização para mapear e padronizar fluxos dentro da empresa absorvendo toda a informação possível. Apresenta-se um caso de sucesso da implantação desta metodologia na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Foi percebida uma grande contribuição da metodologia para a instituição e uma possível aplicação deste processo em diversos setores da Universidade.

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Publicado

2011-06-01

Edição

Seção

Artigos