Utilização da metodologia BPM para adequação de um sistema de gestão integrada e retenção de conhecimento em uma instituição pública de ensino superior

Raquel Sá Brito Rojas, Dante Luiz Juliatto, Édio Facchini, Rafael Pintus Pereira

Resumo


http://dx.doi.org/10.5007/1983-4535.2011v4nespp115

 

O presente artigo tem como objetivo realizar um estudo de caso da aplicação da metodologia de Gerenciamento por Processos do Negócio (BPM) em uma Instituição Pública de Ensino Superior a fim de reter o conhecimento dentro da instituição e de gerir o sistema de forma integrada. Foi utilizada a metodologia BPM que pretende o levantamento de informações em todos os níveis hierárquicos da organização para mapear e padronizar fluxos dentro da empresa absorvendo toda a informação possível. Apresenta-se um caso de sucesso da implantação desta metodologia na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Foi percebida uma grande contribuição da metodologia para a instituição e uma possível aplicação deste processo em diversos setores da Universidade.


Palavras-chave


Gerenciamento por processos do negócio_BPM; Gestão do conhecimento; Gestão integrada.

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DOI: https://doi.org/10.5007/1983-4535.2011v4nespp115

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Revista Gestão Universitária na América Latina - GUAL, ISSN 1983-4535, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

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