Conectividade na construção de conhecimentos: adequação da grade curricular no curso de engenharia de materiais
DOI:
https://doi.org/10.5007/1983-4535.2011v4nespp195Resumo
A elaboração de uma grade curricular adequada pode ser feita partindo do princípio de que a construção de conhecimentos se dá por um processo de conexão entre saberes distintos em níveis crescentes de complexidade. Partindo do que já se sabe, novos conhecimentos e habilidades podem ser continuamente construídos. No ensino universitário a disposição das disciplinas na grade curricular parecem seguir certa linearidade, porém algumas vezes não ha conectividade entre seus conteúdos. Com base nisto, este artigo buscou levantar a questão da adequação curricular na construção de conhecimentos dentro do curso de Engenharia de Materiais da Universidade Federal de Santa Catarina. Para isso, foram elaborados e aplicados questionários de pesquisa de opinião e de verificação de conhecimentos prévios com os alunos de uma disciplina especifica do curso. De um modo geral, os dados apontam uma deficiência de conhecimentos prévios elementares por parte dos alunos, o que acaba por resultar em altos índices de reprovação nesta disciplina.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O autor transfere todos os direitos autorais do artigo para a Revista Gestão Universitária na América Latina - GUAL, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, fará constar o competente registro e agradecimento à Revista.
Os artigos publicados neste periódico estão sob licença: Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International (CC BY-NC-ND 4.0).