Conectividade na construção de conhecimentos: adequação da grade curricular no curso de engenharia de materiais

Autores

  • Scheyla Kuester Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
  • Daphiny Pottmaier Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
  • Andréia de Bem Machado Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC
  • Orestes Estevam Alarcon Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

DOI:

https://doi.org/10.5007/1983-4535.2011v4nespp195

Palavras-chave:

Aprendizagem gerida, Conhecimento significativo, Adequação curricular.

Resumo

A elaboração de uma grade curricular adequada pode ser feita partindo do princípio de que a construção de conhecimentos se dá por um processo de conexão entre saberes distintos em níveis crescentes de complexidade. Partindo do que já se sabe, novos conhecimentos e habilidades podem ser continuamente construídos. No ensino universitário a disposição das disciplinas na grade curricular parecem seguir certa linearidade, porém algumas vezes não ha conectividade entre seus conteúdos. Com base nisto, este artigo buscou levantar a questão da adequação curricular na construção de conhecimentos dentro do curso de Engenharia de Materiais da Universidade Federal de Santa Catarina. Para isso, foram elaborados e aplicados questionários de pesquisa de opinião e de verificação de conhecimentos prévios com os alunos de uma disciplina especifica do curso.  De um modo geral, os dados apontam uma deficiência de conhecimentos prévios elementares por parte dos alunos, o que acaba por resultar em altos índices de reprovação nesta disciplina.

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Publicado

2011-06-01

Edição

Seção

Artigos