Desafios expressos na missão de treze universidades de Santa Catarina: um olhar externo
DOI:
https://doi.org/10.5007/1983-4535.2011v4nespp227Resumo
As Instituições de Educação Superior(IES), em especial as Universidades, são fundamentais para alavancar a prosperidade. Cumprem papéis importantes na promoção do homem, na interação deste em sociedade e no ambiente. Suas missões definem o que fazem, constituído-se de desafios. Os resultados demonstram sua competência em responder aos desafios. Este trabalho objetivou subsidiar e estimular o debate sobre os desafios das Universidades sediadas no Estado de Santa Catarina(SC). Para identificar os desafios assumidos por treze Universidades de SC efetuou-se a análise de suas missões, disponíveis nos textos eletrônicos mantidos pelas instituições, acessadas entre 10-30 de outubro de 2011. Os resultados mostram que o principal desafio de todas as IES é contribuir com o desenvolvimento regional(divergindo em tipos). Outros desafios encarados por algumas universidades são compromissos com: o conhecimento(produção até a aplicação), a formação(cidadã até a especializada), a educação(vários enfoques), a melhoria da qualidade de vida e ambiental, o envolvimento comunitário, estímulo ao empreendedorismo. Entre os vários desafios assumidos por cada universidade apenas um é comum a todos os demais são opções de menos de 2/3 das IES. O eixo comum é a busca do desenvolvimento e os demais eixos são opções sob efeito do contexto temporal e sócio-ambiental regional.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O autor transfere todos os direitos autorais do artigo para a Revista Gestão Universitária na América Latina - GUAL, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, fará constar o competente registro e agradecimento à Revista.
Os artigos publicados neste periódico estão sob licença: Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International (CC BY-NC-ND 4.0).