Políticas de inclusão aplicadas na Universidade Federal de Santa Catarina: gestão social ou gestão estratégica?

Autores

  • Kátia Denise Moreira Universidade Federal de Santa Catarina
  • Mércia Pereira Universidade Federal de Santa Catarina Centro Sócio-Econômico (CSE) Coordenadoria do Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais (PPGRI)
  • Sirlene Silveira de Amorim Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária (PPGAU/UFSC), Especialista em Sistemas de Planejamento e Gestão Empresarial (FEPESE) e Analista de Educação Profissional no SENAC/PR.
  • Luís Moretto Neto Universidade Fedral de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5007/1983-4535.2011v4nespp251

Resumo

As políticas de inclusão, aplicadas no âmbito da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) estão expressas no programa de Ações Afirmativas, o qual trata do sistema de cotas, o Programa Incluir, aplicado para aqueles portadores de necessidades especiais, e o Curso Pré-Vestibular, que visa a democratizar o acesso ao ensino superior. O objetivo da pesquisa é investigar se essas políticas de inclusão são uma prática de gestão social ou se pretendem apenas atender ao definido na gestão estratégica da Instituição. A metodologia está embasada na abordagem científica de natureza predominantemente qualitativa. É descritiva, com base na análise de documentos, obras e relatórios.  O resultado evidencia que as políticas de inclusão da UFSC são aplicadas sob a ótica da gestão estratégica; entretanto, verificam-se elementos característicos da inovação social, e também há, em suas origens, alinhamento com o que pretende a gestão social.

Downloads

Publicado

2011-06-01

Edição

Seção

Artigos