Gestão de riscos nas universidades e centros universitários do estado de Santa Catarina
DOI:
https://doi.org/10.5007/1983-4535.2011v4nespp70Resumo
O presente trabalho analisa e descreve a adaptação e aplicação de práticas de gestão de riscos e controles internos em instituições de ensino superior do Estado de Santa Catarina como suporte necessário ao controle das instituições. A pesquisa desenvolvida utiliza-se do método quantitativo e de corte seccional; quanto aos objetivos é do tipo descritiva, tendo como população os 5 Centros Universitários e as 12 Universidades do Estado de Santa Catarina. Os dados foram coletados através de questionário enviado aos gestores das IES. Os resultados da pesquisa evidenciam que a maior preocupação dos gestores, em termos de riscos está nas categorias de riscos estratégicos (fator principal: redução do número de alunos) e financeiros (fator principal: inadimplência). Por fim, conclui-se que, apesar da ausência de um sistema específico para apoio à gestão de riscos, as IES estão preocupadas com o assunto, mesmo não sendo ele ainda um assunto muito difundido e que as ações e os controles constatados por meio da pesquisa demonstram a preocupação dos gestores com a gestão de riscos nas suas instituições.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O autor transfere todos os direitos autorais do artigo para a Revista Gestão Universitária na América Latina - GUAL, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, fará constar o competente registro e agradecimento à Revista.
Os artigos publicados neste periódico estão sob licença: Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International (CC BY-NC-ND 4.0).