Gestão de pessoas em um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia
DOI:
https://doi.org/10.5007/1983-4535.2012v5n2p129Resumo
A área de administração de pessoas vem evoluindo desde 1900, passando pela criação de legislação trabalhista, departamento de pessoal, sistemas de recursos humanos, até o que hoje chamamos de Gestão de Pessoas. Assim, este estudo busca conhecer as políticas de gestão de pessoas na administração acadêmica e administrativa de um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, identificando as políticas de gestão utilizadas pelo governo federal voltadas para a administração de pessoas e a legislação aplicada ao Instituto. A metodologia adotada é de natureza bibliográfica, qualitativa-descritiva, com os dados coletados mediante a realização de uma pesquisa de campo do tipo aplicada e entrevista semiestruturada. Como resultados, são identificadas oportunidades de melhorias nas políticas de gestão de pessoas em um Instituto, considerando as políticas públicas do governo federal.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O autor transfere todos os direitos autorais do artigo para a Revista Gestão Universitária na América Latina - GUAL, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, fará constar o competente registro e agradecimento à Revista.
Os artigos publicados neste periódico estão sob licença: Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International (CC BY-NC-ND 4.0).