Pesquisa na graduação de administração: mediação necessária ao processo ensino-aprendizagem

Autores

  • Mônica Mota Tassigny Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade de Fortaleza-Mestrado e Doutorado, PPGA/ Universidade de Fortaleza-UNIFOR, Centro de Ciências Administrativas.
  • Marcus Vinicius de Oliveira Brasil Universidade Federal do Ceará-UFC Universidade de Fortaleza-PPGA/UNIFOR Fundação Cearense de Amparo à Pesquisa-FUNCAP

DOI:

https://doi.org/10.5007/1983-4535.2012v5n2p158

Resumo

A pesquisa é um processo legítimo de construção do conhecimento e a sala de aula pode e dever ser um espaço propício a essa construção. O presente artigo, resultado de pesquisa bibliográfica, documental e da experiência prática na docência no ensino superior, tem por objetivo debater a importância da pesquisa na graduação de Administração.  Nesta direção, conceitua-se a ciência como campo particular do conhecimento humano, a pesquisa como instrumento imprescindível na produção da mesma e, principalmente, como práxis formativa, portanto, elege-se a pesquisa e suas possibilidades como fundamento do processo ensino-aprendizagem de alunos do curso de Administração. Tendo o objetivo de despertar no aluno o gosto pelo conhecimento, motivação para aprender e, sobretudo, a paixão pela pesquisa que, como lembra Cecília Minayo (1994), consiste numa combinação harmoniosa de teoria, método e criatividade que produzem conhecimento e nos garante prosseguir na tarefa dinâmica de tentar compreender a realidade e desvendar seus mistérios. Nesta perspectiva, procura-se aproveitar as inúmeras possibilidades que a sala de aula oferece como local de encontro, de exposição de dúvidas, de confronto de idéias e de estabelecimento de relações. Deste modo, este artigo apresentou alguns recortes ou fragmentos destas experiências vivenciadas com a pesquisa.

Downloads

Publicado

2012-08-05

Edição

Seção

Artigos