Gestão pública da UFPI: uma análise do seu Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI)

Autores

  • Adalgisa Costa Melo
  • Delmárcio de Moura Sousa Universidade Federal do Piauí - UFPI
  • Eulálio Gomes Campelo Filho Universidade Federal do Piauí - UFPI
  • Marcos Ferasso Universidade Federal do Piauí - UFPI

DOI:

https://doi.org/10.5007/1983-4535.2012v5n2p16

Palavras-chave:

Modelos de gestão, Planejamento estratégico, Universidade Federal do Piauí, UFPI, Campus Amílcar Ferreira Sobral, CAFS, Plano de Desenvolvimento Institucional, PDI

Resumo

Este estudo foi desenvolvido com o intuito de levantar dados a respeito dos modelos de gestão que se destacaram ao longo da nossa história e compreender a importância do planejamento estratégico para as instituições públicas. Pretende-se ainda identificar qual o modelo de gestão adotado pela Universidade Federal do Piauí e analisar o seu Plano de Desenvolvimento Educacional- PDI, comparando as ações propostas com os resultados até então obtidos.  A metodologia utilizada foi uma pesquisa exploratória do tipo estudo de caso aliada a uma abordagem bibliográfica e documental, desenvolvidos com base em princípios de pesquisa analítica, por meio da análise temática de conteúdos.  Constatou-se que a UFPI adota um modelo híbrido de gestão, apresentando elementos característicos tanto da gestão burocrática quanto da gerencialista e que é uma instituição capaz de gerir estrategicamente as suas ações.

Biografia do Autor

Delmárcio de Moura Sousa, Universidade Federal do Piauí - UFPI

Assistente em Administração da Universidade Federal do Piauí, Especialista em Auditoria e Controladoria, bem como,  Especialista em Gestão Pública, através do Programa Nacional de Administração Pública- PNAP, disponibilizado pela Universidade Aberta do Piauí-UAPI

Eulálio Gomes Campelo Filho, Universidade Federal do Piauí - UFPI

Doutor em Ciências Administrativas - Universidade Federal do Piauí - UFPI

Marcos Ferasso, Universidade Federal do Piauí - UFPI

Mestre em Administração

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Publicado

2012-08-05

Edição

Seção

Artigos