Mídias sociais como estratégia de comunicação em uma instituição de ensino: perspectivas e desafios
DOI:
https://doi.org/10.5007/1983-4535.2012v5n2p217Resumo
A Educação Profissional e Tecnológica e as instituições que oferecem esta modalidade de ensino têm conquistado espaço na agenda de discussões da sociedade brasileira. Ao mesmo tempo, as pessoas e as instituições têm prestado cada vez mais atenção às novas tecnologias ligadas à comunicação, principalmente às mídias sociais. Nesse contexto, o Instituto Federal de Santa Catarina (IF-SC) passou a adotar, desde 2008, as mídias sociais como estratégia comunicacional com seus públicos-alvo: alunos, servidores e a comunidade em geral. Esta pesquisa, do tipo estudo de caso, tem o objetivo de analisar as percepções dos profissionais de comunicação desta instituição com relação ao uso institucional destas mídias. Os resultados – obtidos a partir de entrevistas, documentos e registros em arquivos – foram analisados por meio do método de análise de conteúdo. As categorias de análise que emergiram são relativas à coexistência das mídias sociais em meio aos demais canais de comunicação, aos benefícios e às principais dificuldades que impedem uma utilização mais efetiva destas mídias. Entre os principais benefícios estão a aproximação entre instituição e seus públicos-alvo, o estabelecimento de um canal de comunicação de mão-dupla e a facilitação do acesso às informações sobre o IF-SC. No entanto, dificuldades de organização interna limitam o uso das mídias sociais como ferramentas eficientes de comunicação organizacional.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O autor transfere todos os direitos autorais do artigo para a Revista Gestão Universitária na América Latina - GUAL, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, fará constar o competente registro e agradecimento à Revista.
Os artigos publicados neste periódico estão sob licença: Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International (CC BY-NC-ND 4.0).