Mídias sociais como estratégia de comunicação em uma instituição de ensino: perspectivas e desafios

Autores

  • Daniel Augustin Pereira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IF-SC)
  • Martha Kaschny Borges Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

DOI:

https://doi.org/10.5007/1983-4535.2012v5n2p217

Resumo

A Educação Profissional e Tecnológica e as instituições que oferecem esta modalidade de ensino têm conquistado espaço na agenda de discussões da sociedade brasileira. Ao mesmo tempo, as pessoas e as instituições têm prestado cada vez mais atenção às novas tecnologias ligadas à comunicação, principalmente às mídias sociais. Nesse contexto, o Instituto Federal de Santa Catarina (IF-SC) passou a adotar, desde 2008, as mídias sociais como estratégia comunicacional com seus públicos-alvo: alunos, servidores e a comunidade em geral. Esta pesquisa, do tipo estudo de caso, tem o objetivo de analisar as percepções dos profissionais de comunicação desta instituição com relação ao uso institucional destas mídias. Os resultados – obtidos a partir de entrevistas, documentos e registros em arquivos – foram analisados por meio do método de análise de conteúdo. As categorias de análise que emergiram são relativas à coexistência das mídias sociais em meio aos demais canais de comunicação, aos benefícios e às principais dificuldades que impedem uma utilização mais efetiva destas mídias. Entre os principais benefícios estão a aproximação entre instituição e seus públicos-alvo, o estabelecimento de um canal de comunicação de mão-dupla e a facilitação do acesso às informações sobre o IF-SC. No entanto, dificuldades de organização interna limitam o uso das mídias sociais como ferramentas eficientes de comunicação organizacional.

Downloads

Publicado

2012-08-06

Edição

Seção

Artigos