A execução das tarefas virtuais no contexto da educação a distância: um estudo em um curso de graduação em administração

Autores

  • Alexandre Costa Quintana Universidade Federal do Rio Grande - FURG
  • Cristiane Gularte Quintana

DOI:

https://doi.org/10.5007/1983-4535.2012v5n2p277

Palavras-chave:

Educação a distância, Tarefas virtuais, Ensino

Resumo

O processo de aprendizado virtual passa pela necessidade da existência de um processo de avaliação. Normalmente, essa avaliação é integrada por uma parte virtual e outra presencial. A postagem da tarefa torna-se um importante instrumento de comunicação entre alunos, professores e tutores, pois possibilita a troca de informações entre esses envolvidos, além de servir como componente de avaliação e por consequência refletindo no desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem. Neste sentido o objetivo deste trabalho é analisar a forma de execução das tarefas virtuais do aluno do curso de graduação em Administração a distância. Esse trabalho foi elaborado, por meio de uma pesquisa descritiva, com análise de conteúdo e uma abordagem qualitativa. Concluindo-se que os resultados desse estudo mostram que se os professores, tutores e coordenação dos cursos a distancia tiverem atenção sobre as necessidades dos estudantes, em relação a tempo para execução, data apropriada para postagem e atendimento aos acadêmicos, isso no entendimento destes será fundamental para que as tarefas sejam efetivamente um instrumento relevante no processo de ensino-aprendizado.

Biografia do Autor

Alexandre Costa Quintana, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Doutorando em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo, Mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina eGraduado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio Grande(FURG) Atualmente é professor assistente da Universidade Federal do Rio Grande. Autor dos Livros: Fluxo de Caixa: Demonstrações Contábeis; Contabilidade Pública; e Exame deSuficiência do CFC Comentado. Tem experiência na área de Contabilidade, com ênfase em Contabilidade Geral e Pública, atuando principalmente nos seguintes temas: demonstração dos fluxos de caixa, contabilidade pública, transparência, universidades públicas, finanças, pesquisa e educação em contabilidade e organizações do terceiro setor.

Cristiane Gularte Quintana

Mestranda em Administração pela Universidade de Caxias do Sul (UCS); e graduada em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG).

Downloads

Publicado

2012-08-06

Edição

Seção

Artigos