Planejamento estratégico em universidades: inovação em administração pública através de novos modelos gerenciais baseados em sistemas de informação
DOI:
https://doi.org/10.5007/1983-4535.2012v5n2p326Resumo
Hoje se percebe uma necessidade de melhoria do planejamento estratégico das universidades, em especial pela necessidade de que se tenha como foco a crescente competição entre as Universidades de Classe Mundial, pelos recursos e pelas posições nos mais variados rankings nacionais e internacionais hoje existentes. Nesta perspectiva, este texto tem como objetivo discutir o planejamento estratégico universitário considerando o caso especial da UNICAMP, hoje vista como uma das melhores universidades brasileiras. O texto apresenta uma visão geral da temática, apresenta o caso da UNICAMP e do seu sistema de informação em uso, apresenta as necessidades de um novo modelo gerencial e, por fim, propõe um novo modelo que busca abarcar as características hoje vistas como essenciais em sistemas voltados ao planejamento estratégico. O texto também discute tendências futuras que tendem a afetar a realidade das Universidades de Classe Mundial no tocante a sistemas de informação voltados ao planejamento estratégico.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O autor transfere todos os direitos autorais do artigo para a Revista Gestão Universitária na América Latina - GUAL, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, fará constar o competente registro e agradecimento à Revista.
Os artigos publicados neste periódico estão sob licença: Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International (CC BY-NC-ND 4.0).