Relevância da estratégia de coopetição para as IES: o posicionamento do Centro Universitário Católico de Santa Catarina

Autores

  • Jorge Gaio Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR
  • Luiz Carlos Duclós Centro de Ciências Sociais Aplicadas - Escola de Negócios Pontifícia Universidade Católica do Paraná
  • Hélio Gilberto Amaral Centro de Ciências Sociais Aplicadas - Escola de Negócios Pontifícia Universidade Católica do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5007/1983-4535.2012v5n2p36

Resumo

A concorrência das corporações educacionais internacionais tem ampliado a atuação no cenário nacional e em mercados regionais, como no caso do Estado de Santa Catarina, pressionando as IES de pequeno e médio porte a estabelecerem estratégias de competição, de cooperação e de coopetição. O objetivo deste position paper é apresentar de maneira estruturada as estratégias de excelência dos serviços prestados (KANO, 1984) e as estratégias de coopertição (BRANDENBURGER E NALEBUFF, 1996; DAGNINO E PAULO, 2002) utilizadas pelo Centro Universitário Católico de Santa Catarina, desde 2009, por ocasião da entrada no mercado de Joinville. A revisão da literatura contemplou as principais estratégias de competição, cooperação, coopetição e a matriz de Kano (1984). Foram apresentadas as estratégias mais relevantes decorrentes do modelo de Kano (1984) e as estratégias de coopetição utilizadas pelo Centro Universitário Católico de Santa Catarina. Os resultados obtidos nesta pesquisa sinalizam que o posicionamento estratégico visa a coopetição entre os atores do ensino superior da região, apesar de apresentar um conjunto de estratégias diferenciadas desta tendência, em seu posicionamento de entrada inicial.

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Publicado

2012-08-05

Edição

Seção

Artigos