A influência do sistema de avaliação nos programas de pós-graduação stricto sensu brasileiro

Autores

  • Cibele Barsalini Martins Universidade Nove de Julho
  • Emerson Antonio Maccari Universidade Nove de Julho - Uninove
  • Jose Eduardo Storopoli Universidade Nove de Julho - UNINOVE
  • Martinho Isnard Ribeiro de Almeida Universidade de São Paulo - USP
  • Edson Luiz Riccio Universidade de São Paulo - USP

DOI:

https://doi.org/10.5007/1983-4535.2012v5n3p155

Resumo

Neste artigo foi analisado como o sistema de avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES influenciou os programas de pós-graduação stricto sensu brasileiro da área de Administração, Ciências Contábeis e Turismo a se adaptarem para o atendimento dos quesitos deste sistema de avaliação. Apoiados nos Cadernos de Indicadores disponibilizados no site da CAPES, a pesquisa se caracterizou como descritiva, exploratória e documental. Como resultados, foi possível identificar três ações colocadas em práticas pelos programas que possuíam as notas mais elevadas e os programas que subiram de notas consecutivamente nos três triênios avaliados: a) constância no número de defesas de Teses e Dissertações; b) dinamismo na composição (alterações/adaptações) do corpo de docentes; e c) consolidação das redes de colaboração de publicações entre os professores do corpo docente do mesmo programa.

Biografia do Autor

Cibele Barsalini Martins, Universidade Nove de Julho

Doutoranda no Programa de Mestrado e Doutorado em Administração da Universidade Nove de Julho - UNINOVE, Mestre em Administração pelo mesmo programa.

Emerson Antonio Maccari, Universidade Nove de Julho - Uninove

É Doutor em Administração pelo PPGA/FEA USP com Estágio Doutoral na University of Massachusetts Amherst – USA. Mestre em Administração pela FURB. É coordenador do Programa de Mestrado Profissional em Administração: Gestão de Projetos. Desde 1999, vem acompanhando programas de Pós-Graduação na avaliação da CAPES e participou do processo de avaliação de mais de 20 programas. Participou do desenvolvimento de seis periódicos científicos no sistema OJS Open Journal System. Atua como Editor da Seção (Tecnologia da Informação) da Revista Eletrônica de Ciência Administrativa - RCADM. Atualmente, é líder do tema: Inovação e Gestão de Projetos do ENANPAD. Participou da Avaliação Trienal da CAPES em 2010 na condição de consultor.

Jose Eduardo Storopoli, Universidade Nove de Julho - UNINOVE

Mestre em Administração pelo Programa de Mestrado e Doutorado em Administração da Universidade Nove de Julho - UNINOVE, Professor de Ensino Superior da Universidade Nove de Julho.

Martinho Isnard Ribeiro de Almeida, Universidade de São Paulo - USP

Possui graduação em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas - SP (1973), mestrado em Administração pela Universidade de São Paulo (1985), doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo (1995) e Livre-docencia em Administração pela Universidade de São Paulo (2004) . Atualmente é professor associado da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA/USP.

Edson Luiz Riccio, Universidade de São Paulo - USP

Livre-Docente em Sistemas de Informação pela FEA -Universidade de São Paulo. Doutorado em Administração - Sistemas - pela Universidade de São Paulo. Pós-doutorado em Ciência da Informação - Universite de Toulon Et Du Var, França. É Professor Livre-Docente RDIDP da Universidade de São Paulo, Presidente da CCInt - Comissão de Cooperação Internacional da FEA/USP.

Downloads

Publicado

2012-12-18

Edição

Seção

Artigos