O plano de desenvolvimento institucional e o projeto pedagógico institucional de universidades públicas: limites organizacionais
DOI:
https://doi.org/10.5007/1983-4535.2012v5n3p23Resumo
Observa-se a dificuldade de planejamento nas Universidades devido à falta de uma estrutura organizacional formalizada na área de gestão e execução de suas atividades. Os processos gerenciais e administrativos são executados de forma incipiente, prejudicando a capilaridade da estrutura quanto às informações e seus fluxos que dão forma e dinâmica à gestão. O objetivo do estudo foi analisar os Planos de Desenvolvimento Institucionais (PDIs) e Projetos Pedagógicos Institucionais (PPIs) de Universidades Públicas selecionadas. Constatou-se, por meio da leitura dos estatutos e regimentos gerais, que não se formalizam as atividades gerenciais da Universidade, tampouco as atribuições de seus órgãos administrativos e suas alçadas. Formalizam apenas, na maior parte das vezes, as competências dos órgãos superiores e dos colegiados, prejudicando a concepção e implantação dos planos da Universidade. Na literatura analisada encontram-se caminhos para a análise e propostas das questões levantadas de institucionalização e planejamento. Acredita-se que a execução do planejamento é o ponto-chave deste processo. As teorias explicam, em parte, os problemas encontrados, pois eles são muito específicos do setor público e das Universidades. Estas, por sua vez, exigem um tratamento diferenciado das teorias sobre gestão e planejamento.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O autor transfere todos os direitos autorais do artigo para a Revista Gestão Universitária na América Latina - GUAL, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, fará constar o competente registro e agradecimento à Revista.
Os artigos publicados neste periódico estão sob licença: Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International (CC BY-NC-ND 4.0).