Implantação do processo de gestão: estudo de caso em uma fundação de apoio à universidade pública
DOI:
https://doi.org/10.5007/1983-4535.2012v5n3p46Resumo
O terceiro setor vem se consolidando na economia do País, por isso torna-se essencial que o Estado, bem como a sociedade tenha consciência e controle de como são administrados os recursos públicos. O objetivo desta pesquisa foi identificar quais são as mudanças ocorridas no processo de gestão, a partir de uma nova diretoria em uma Fundação de Apoio à Universidade Pública. A metodologia caracteriza-se pela abordagem qualitativa; descritiva, por delinear quais são as ações de gestão adotadas; pesquisa documental, por utilizar como instrumento o Estatuto da Fundação; e quanto aos procedimentos, trata-se de um estudo de caso. Os dados da pesquisa foram obtidos através de entrevista com o Diretor Executivo da Fundação. Como resultados obtidos destacam-se as ações administrativas, utilizadas pela nova diretoria, entre elas: redefinir as ações relacionadas a recursos humanos; criar um manual de procedimentos internos; e planejar as ações da Fundação. Concluiu-se que o uso do processo de gestão tornou-se um diferencial na atuação da Fundação, pois ofereceu condições para a Direção tratar das questões estratégicas, sem a necessidade de estar envolvida com as questões operacionais, e que as ações de gestão podem ser aplicadas em organizações de terceiro setor.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O autor transfere todos os direitos autorais do artigo para a Revista Gestão Universitária na América Latina - GUAL, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, fará constar o competente registro e agradecimento à Revista.
Os artigos publicados neste periódico estão sob licença: Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International (CC BY-NC-ND 4.0).