Diagnóstico e alternativas de contenção da evasão no curso de administração em uma universidade pública no sul do brasil
DOI:
https://doi.org/10.5007/1983-4535.2012v5n3p67Resumo
Este estudo é parte de projeto de pesquisa, desenvolvido em uma universidade pública no sul do Brasil e tem como objetivo revelar os fatores que contribuem para evasão no curso superior de Administração no período de 2009 a 2011. Conforme ampliação das vagas no ensino superior público brasileiro, a evasão também tem aumentado, o que infere um problema a ser tratado com atenção pela gestão da educação superior. O diagnóstico é etapa preliminar às ações futuras para minimizar a evasão das IES. Faz-se revisão teórica sobre o tema, relacionando causas informadas com a literatura. Revelam-se alternativas no âmbito do curso e de políticas institucionais. A pesquisa é de essência qualitativa e utiliza entrevista semi-estruturada com questões abertas e fechadas, desenvolvidas via email e telefone. Os resultados revelam: homens evadem mais que mulheres, a idade predominante está entre 21 e 29 anos. As justificativas predominantes dos evadidos, para a evasão são: carga horária de trabalho excessiva, incompatibilidade de horário entre trabalho e curso e expectativas diferentes com relação ao curso. Controle on line da freqüência do aluno, melhor relação aluno-curso-docente, bolsas de permanência e ações prospectivas como divulgar o perfil do egresso-administrador no ensino médio, podem conter a evasão.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O autor transfere todos os direitos autorais do artigo para a Revista Gestão Universitária na América Latina - GUAL, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, fará constar o competente registro e agradecimento à Revista.
Os artigos publicados neste periódico estão sob licença: Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International (CC BY-NC-ND 4.0).