A contribuição do PDI nas atividades de planejamento e gestão das instituições de educação superior
DOI:
https://doi.org/10.5007/1983-4535.2012v5n3p81Resumo
O artigo versa sobre os aspectos que confirmam a relevância do Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI - na estruturação do planejamento e gestão das instituições de educação superior, apresentando aspectos que convalidam este fato nos diversos modelos institucionais vigentes na contemporaneidade nacional. A digressão teórica elenca aspectos relacionados às bases conceituais do planejamento universitário, a importância do Decreto 5773/06 na constituição do PDI, a contribuição dos documentos institucionais no processo de gestão e ao processo de planejamento nas instituições de educação superior, sob o lume do PDI como instrumento de destaque no cerne estratégico das instituições. Para tanto, as interações metodológicas ocorrem sob as bases da pesquisa acadêmica, de caráter documental indireto e que se classifica como sendo descritiva-explicativa, predominantemente qualitativa e designada como sendo uma pesquisa participante. As investigações construtivistas permitiram concluir, entre outros desígnios, que o Plano de Desenvolvimento Institucional é fator estruturante de uma gestão estratégica direcionada para a utilização de indicadores especificamente relacionados ao modelo institucional apregoado pela IES, além de contribuir na construção de um processo de avaliação institucional sistemático, formativo e determinante aos ensejos institucionais
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O autor transfere todos os direitos autorais do artigo para a Revista Gestão Universitária na América Latina - GUAL, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, fará constar o competente registro e agradecimento à Revista.
Os artigos publicados neste periódico estão sob licença: Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International (CC BY-NC-ND 4.0).