Desafios da gestão em instituições de ensino superior: um estudo de caso a partir da percepção de diretores de centro de uma IES pública do sul do Brasil

Autores

  • Leomar dos Santos Universidade Regional de Blumenau (FURB)
  • Márcia Regina Bronnemann Universidade Regional de Blumenau (FURB)

DOI:

https://doi.org/10.5007/1983-4535.2013v6n1p1

Resumo

Esta pesquisa objetivou analisar os desafios de gestão a partir da percepção de diretores de centro de uma instituição de ensino superior (IES) pública do sul do Brasil no tocante a conhecimentos; avaliações de outras pessoas; tempo disponível; comprometimento dos subordinados; gestão de divergências; burocracia e centralização; e cuidados éticos. Realizou-se um estudo de caso qualitativo com coleta de dados por meio de entrevistas em profundidade com sete diretores de centro a partir de um roteiro com questões abertas, cujas respostas se submeteram à análise de conteúdo. Os principais desafios enfrentados pelos diretores de centro estão relacionados à ausência de conhecimento prévio sobre a função e sobre aspectos de gestão; ao tempo disponível para o cargo em relação às atividades que necessitam ser realizadas; e à gestão de divergências relacionais de subordinados, administrativas e pessoais. Espera-se que este estudo possa contribuir para a gestão universitária ao apontar alguns dos desafios enfrentados por gestores universitários no exercício de sua função, auxiliando-os, assim, a melhorar seus processos de preparação, bem como auxiliar as IES no acompanhamento desses profissionais. Além disso, acredita-se que se possa contribuir com a área de conhecimento ao identificar diferentes desafios e, portanto, diferentes possibilidades de temas de pesquisa em gestão universitária.

Biografia do Autor

Leomar dos Santos, Universidade Regional de Blumenau (FURB)

Professor do Programa de Pós-Graduação da Universidade Regional de Blumenau (FURB). Doutor em engenharia e gestão do conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Márcia Regina Bronnemann, Universidade Regional de Blumenau (FURB)

Professora da Universidade Regional de Blumenau (FURB). Mestre em Administração pela Universidade Regional de Blumenau (FURB).

Downloads

Publicado

2013-01-28

Edição

Seção

Artigos