O processo de adaptação estratégica da Faculdade Capivari: uma perspectiva histórica interpretativa

Autores

  • Ana Paula Matias Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI
  • Alessandro de Medeiros Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI
  • Carlos Ricardo Rossetto Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI
  • Thiago Henrique Almino Francisco UFSC
  • Oscar Pedro Neves Junior Universidade do Vale do Itajaí

DOI:

https://doi.org/10.5007/1983-4535.2013v6n1p128

Resumo

A presente obra aborda o processo de adaptação estratégica organizacional na Faculdade Capivari – FUCAP, instituição privada de ensino superior, identificando quais foram e como se desenvolveram as mudanças estruturais no período de 2001 a 2011, possibilitando sua permanência no mercado de forma competitiva. O estudo será de natureza interpretativista, por meio do estudo de caso, com aplicação de entrevista semi-estruturada e pesquisa em portarias, atas e demais documento de arquivo. No processo de análise foram comparadas duas abordagens distintas: a perspectiva Institucional e da Dependência de Recursos. Primeiramente, o texto apresenta uma revisão bibliográfica sobre as perspectivas e após discussão de como a utilização de ambas, na análise dos processos, podem contribuir para compreensão do caso. A perspectiva institucional afirma que as organizações resistem às pressões do ambiente na extensão em que a tradição das empresas, o contexto ambiental, ou ambos, suportam tal resistência. O Modelo de Dependência de Recursos postula que as organizações tentam administrar seus ambientes e que as variações são respostas conscientes e planejadas para contingências ambientais. A instituição em estudo apresenta esses modelos, com variação de intensidades, meio para evitar que a organização entre em processo de extinção.

Biografia do Autor

Ana Paula Matias, Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI

Mestranda em Administração (UNIVALI), especialista em Metodologia do Ensino Superior (FUCAP), graduada em Administração (FUCAP). Docente desde 2010 (FUCAP) dos cursos de Administração e Ciências Contábeis e Professora-Tutora Externa (UNIASSELVI), desde 2011 nos curos de Processos Gerenciais e Logística.

Alessandro de Medeiros, Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI

Mestranda em Administração (UNIVALI), especialista em Gestão Ambiental (FUCAP), graduado em Direito (UNISUL). Docente  (FUCAP) dos cursos de Administração e Ciências Contábeis.

Carlos Ricardo Rossetto, Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI

Pesquisador com Bolsa Produtividade do CNPq, concluiu o doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina em 1998. Atualmente é professor visitante Universidade Nacional de San Aguntin (UNSA) e professor titular da Universidade do Vale do Itajaí. Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Administração e Turismo onde estão inseridos os cursos de Mestrado em Administração e Doutorado em Administração e Turismo ministrando as disciplinas de Análise Macro-Organizacional e Planejamento e Estratégia. Seu foco de pesquisa é nos estudos sobre ambiente, comportamento estratégico, recursos e desempenho em organizações do trade turístico e sua configuração no território. Além disso, estuda instrumentos de gestão, a partir dos conceitos de sustentabilidade, que visem à inserção do setor turístico na dinâmica das localidades. Publicou 25 artigos em periódicos especializados e 178 trabalhos em anais de eventos. Possui 15 capítulos de livros e 4 livros publicados. Possui 53 itens de produção técnica. Orientou 28 dissertações de Mestrado e cinco teses de Doutorados. Atua na área de Administração, com ênfase em Estratégia Empresarial e Adaptação Estratégica. Em suas atividades profissionais interagiu com 72 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos.rosseto@univali.br. Universidade do Vale do Itajaí, Programa de Pós-Graduação em Adminstração e Turismo.

Thiago Henrique Almino Francisco, UFSC

Mestre em Administração Universitária pelo Programa de Pós-Graduação – Mestrado Profissional – em Administração Universitária da Universidade Federal de Santa Catarina. Pesquisador do Instituto de Pesquisas e Estudos em Administração Universitária da UFSC, professor e executivo na área da educação superior, preconizando atividades vinculadas ao planejamento, gestão e avaliação institucional

Oscar Pedro Neves Junior, Universidade do Vale do Itajaí

Especialista

Downloads

Publicado

2013-01-28

Edição

Seção

Artigos