O ensino de administração da UNIJUÍ: quatro décadas de história

Enise Barth Teixeira, Alexandre Dal Molin Wissmann

Resumo


http://dx.doi.org/10.5007/1983-4535.2013v6n1p156

O artigo objetiva resgatar e descrever a história dos quarenta anos do curso de Administração da Unijuí, situado na cidade de Ijuí/RS. O desenvolvimento deste estudo baseia-se na análise de documentos históricos e nas percepções dos três professores precursores, explorando as memórias, sobretudo os aspectos mais marcantes ao longo dessa trajetória. A pesquisa classifica-se como exploratória qualitativa. O estudo de caso constitui-se na estratégia de investigação. Os procedimentos técnicos empregados foram pesquisa bibliográfica, documental e de campo. A entrevista semi-estruturada foi a técnica utilizada para a coleta dos dados empíricos. Os resultados do estudo evidenciam os desafios e as dificuldades enfrentados, assim como fatos relevantes vivenciados ao longo das quatro décadas de ensino de Administração na Unijuí. A retomada da história do curso de Administração sob a ótica dos docentes pioneiros e de documentos históricos reveste-se de significativa importância no tocante à memória desta graduação na linha do tempo, assegurando deste modo a armazenagem de informações e seus significados. A história, além de recuperar o passado, permite melhor compreensão do presente, e assim projetar o futuro do ensino da Administração e sua contribuição no desenvolvimento regional sustentável.


Palavras-chave


História; Memória; Curso de administração; Percepção; Professores

Texto completo:

PDF/A


DOI: https://doi.org/10.5007/1983-4535.2013v6n1p156

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


 

Revista Gestão Universitária na América Latina - GUAL, ISSN 1983-4535, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

Para entrar em contato com a equipe editorial da Revista GUAL, encaminhe um e-mail para revistagual@gmail.com.

 This obra is licensed under a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.