Cidadania e produção universitária: o perfil dos dirigentes e a institucionalização de práticas democráticas

Autores

  • Lenin Santos Pires Universidade Federal Fluminense
  • Roberto Kant de Lima Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.5007/1983-4535.2013v6n1p253

Resumo

No presente artigo os autores propõem uma reflexão, a partir de suas pesquisas sobre processos administração institucional de conflitos, e longa vivencia no ambiente universitário, sobre as práticas universitárias vigentes. Os autores focalizam o sistema de crenças que opõem os saberes profissionais docentes e técnico-administrativos. Este responsável pela estratificação e hierarquização das posições sociais dos sujeitos, a partir de seu pertencimento a uma ou outra categoria profissional, em detrimento dos conhecimentos fundamentais para o funcionamento administrativo das instituições. Neste panorama, ganham relevo os grupos políticos que se organizam através de malhas de relações, envolvendo funcionários e professores, sempre numa relação hierárquica que não se fundamenta no conhecimento profissional especificamente. Grupos que disputam e exercem significativo poder por sobre as estruturas institucionais prescritas. O texto estimula o exercício de por sob descrição tais processos, em prol da necessidade do amadurecimento do debate acerca da eficiência e efetividade dos processos de gestão dos assuntos universitários e acadêmicos. O artigo coloca em discussão a natureza da profissionalização requerida para os dirigentes universitários, em prol da democratização e universalização dos recursos institucionais desenvolvidos em torno dos esforços acadêmicos de ensino, pesquisa e extensão.

 

 

Biografia do Autor

Lenin Santos Pires, Universidade Federal Fluminense

Doutor em Antropologia (PPGA/UFF), professor do Departamento de Segurança Pública da Faculdade de Direito/UFF e pesquisador do Instituto de Estudos Comparados em Administração Institucional de Conflitos (INCT-InEAC)

Roberto Kant de Lima, Universidade Federal Fluminense

Doutorado em Antropologia pela Harvard University (1986). Coordenador do INCT-InEAC - Instituto de Estudos Comparados em Administração de Conflitos. Professor Titular Aposentado do Departamento de Antropologia. Atualmente é professor Adjunto do Departamento de Direito Público da Faculdade de Direito da Universidade Federal Fluminense e Professor Titular do Programa de Pós-Graduação em Direito da Faculdade de Direito da Universidade Gama Filho. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1A, Bolsista do Programa Cientistas do Nosso Estado da Fundação Carlos Chagas de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Teoria Antropológica, com ênfase em Método Comparativo, Antropologia do Direito e da Política, Processos Institucionais de Administração de Conflitos e Produção de Verdades e em Antropologia da Pesca

Downloads

Publicado

2013-01-28

Edição

Seção

Artigos